(Resenha por Isabel F. Furini – Jornal Indústria & Comércio)
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Trabalhar em equipe é complicado? Entender os outros e se fazer entender é uma arte? Ser capaz de argumentar corretamente, de persuadir, é um sonho difícil de concretizar?
Estamos em um mundo onde os relacionamentos não são fáceis e o trabalho em equipe pode revelar e até aumentar alguns problemas interpessoais.
A arte de comunicar as ideias sem ferir os outros, de argumentar de maneira adequada adquire um valor especial quando se fazem trabalhos em equipe. Talvez por isso o livro de Antônio Suárez Abreu A Arte de Argumentar – Gerenciando Razão e Emoção ( Ateliê Editorial, 2009, 136 páginas) já está na 12º edição. O livro é um guia dirigido a todos aqueles que pretendem melhorar os relacionamentos por meio da criatividade e do trabalho em equipe.
Antônio Suárez Abreu tem pós-doutorado pela Unicamp e defendeu livre-docência pela USP. Atualmente, é professor titular da Unesp, campus Araraquara, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Seus escritos, frutos de sua experiência como docente e pesquisador, são plenamente acessíveis ao público em geral.
A Arte de Argumentar – Gerenciando Razão e Emoção, da Ateliê editorial, teve boa acolhida por parte de diversos profissionais como executivos, advogados, profissionais de venda, professores, psicólogos, sociólogos e agentes de leitura. Mas qualquer pessoa pode se beneficiar com sua leitura, pois o equilíbrio entre a razão e a emoção é uma maneira eficaz de ganhar qualidade de vida.
Alguns tópicos que esse livro aborda: Por que aprender a argumentar? Gerenciando informação; Gerenciando relação; Argumentar, convencer e persuadir; Um pouco de história; Convencendo as pessoas; As Técnicas argumentativas; Persuadindo as pessoas; Emoções e valores; Figuras de retórica; e Afinal de contas, o que é Argumentar?