Notícias

Ateliê Editorial publica, em 2023, o segundo volume de ‘Eugenio Oneguin’, o “romance em versos” de Aleksandr Púchkin

Aleksandr Pushkin por Vasily Tropinin

Atendendo a pedidos dos leitores, a Ateliê Editorial lança, em 2023, o volume dois da obra Eugenio Oneguin, tradução, de Alípio Correia de Franca Neto, dos capítulos 5 a 8, em complemento ao volume 1, do “romance em versos” de Aleksandr Púchkin (1799-1837), considerado o fundador da literatura russa moderna.

Eugênio Onêguin já foi chamado de “enciclopédia da vida russa”. A obra foi escrita em versos tetrâmetros (mais ou menos equivalentes aos versos de oito sílabas em português), num total de 384 estrofes de 14 versos cada. Trata-se de uma obra que realiza uma verdadeira fusão de modalidades literárias, como romance e poesia.

VOLUME 1

Volume I, contendo os capítulos I a IV, está à venda no site da Ateliê Editorial. O “romance em versos” Eugênio Onêguin é a expressão máxima do gênio de Aleksandr Púchkin (1799-1837), e representa para a literatura da Rússia o mesmo que Os Lusíadas, A Divina Comédia, o Dom Quixote e as peças de Shakespeare representam respectivamente para Portugal, a Itália, a Espanha e a Inglaterra.

Aleksandr Púchkin (1799-1837) é o maior poeta russo na época romântica, considerado por muitos como o fundador da moderna novela russa. Púchkin foi pioneiro no uso do discurso vernacular em seus poemas e peças teatrais, criando um estilo de narrativa que misturava romance, drama e sátira associada com a literatura russa, influenciando fortemente desde então os escritores russos seguintes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *