Notícias

Bate-papo e lançamento da Coleção Bibliofilia no Centro de Formação e Pesquisa do Sesc

Lançamento de livros da Coleção Bibliofilia (Edições Sesc/ Ateliê Editorial), seguido por bate-papo com os organizadores Plinio Martins Filho e Marisa Midori Deaecto, além da participação de Bruno Barretto Gomide (tradutor do volume Mikhail Ossorguin e o Livro Perdido, que faz parte da coleção). Haverá sessão de autógrafos com os convidados. A conversa acontece na quarta-feira, 8 de maio, às 19h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP). O evento conta com inscrição e as vagas são limitadas (clique aqui).

A Coleção Bibliofilia nasce em um momento de profundas mudanças no mundo do livro e do impresso, as quais tocam tanto a produção editorial quanto as formas de transmissão da linguagem escrita e seus mecanismos de recepção. Porém, o amor ao livro permanece. Entre colecionadores experimentados e jovens amantes da leitura, esse amor tem se convertido em movimentos de valorização da bibliodiversidade. Conhecer para valorizar. Valorizar para cuidar e preservar: não poderia ser outro o espírito que guia esses preciosos livros de bolso.

SOBRE OS CONVIDADOS:

Marisa Midori Deaecto – Professora Livre-Docente em História do Livro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), com estágios em diversas instituições estrangeiras de nível superior. Formou-se em História e doutorou-se em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Em 2017, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger (Hungria), por suas contribuições à difusão da história do livro e das bibliotecas em uma perspectiva transnacional. É editora da revista “Livro”, do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE) e autora, dentre outros títulos, de “O Império dos Livros” (Edusp/Fapesp, 2011 e 2019), agraciado com os prêmios Jabuti da CBL (1º lugar em Comunicação) e Sérgio Buarque de Holanda, outorgado pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, na categoria Melhor Ensaio Social.

Plinio Martins Filho – Doutor em editoração pela USP e atua no mercado editorial há mais de 35 anos. Foi professor de Editoração na Anhembi Morumbi e leciona no curso de Editoração na ECA-USP. Trabalhou durante dezoito anos na Editora Perspectiva. Trabalhou como diretor-presidente da Edusp. Trabalha na Biblioteca Brasiliana Mindlin.

Bruno Barretto Gomide – Professor Livre-docente de Literatura e Cultura Russa na USP. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com estágio de doutorado CAPES em Berkeley. Pós-doutorado na EHESS. Pesquisador/professor visitante no Instituto Górki de Literatura Mundial (Moscou), Universidade de Glasgow, Púchkinskii dom (S. Petersburgo), Harvard, Institute of Slavic, East European and Eurasian Studies da UC Berkeley, IAI (Berlim), Universidade de Londres e Universidade de Sófia. Foi palestrante convidado na Biblioteca Nacional Argentina, na Universidade de São Petersburgo, no Queen Mary College, em Yale e Oxford. É criador e coordenador do grupo de literatura russa da ABRALIC. Tem participado dos principais congressos de eslavística. É pesquisador do CNPQ desde março de 2012. Seus principais temas de pesquisa são 1) a Era de Prata da cultura russa, 2) estudos sobre emigração e 3) a circulação transnacional da literatura russa (recepção, tradução, história da eslavística profissional).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *