Notícias

Coleção 100 anos da Revolução Russa: ‘História do PCB’ em promoção no site da Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial tem em seu catálogo a Coleção 100 anos da Revolução Russa, são obras que analisam e explicam uma dos acontecimentos históricos que mudou o século XX. A história do século XX teve na Revolução Russa de 1917 um de seus principais eventos. A construção do Estado soviético pelos membros do partido bolchevique resultou em uma mudança das formas de desenvolvimento econômico verificadas até aquele momento. Confira a coleção completa em oferta no site (acesse aqui).

História do PCB vem contribuir com o necessário debate dos Cem Anos de Movimento Comunista no Brasil, por meio de um competente panorama histórico e bibliográfico da fundação e da trajetória do PCB, fundado em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Organizado por Lincoln Secco e Luiz Bernardo Pericás, o livro traz um balanço de fundo sobre os momentos mais importantes da participação dos comunistas na história brasileira. Aliás, nunca é demais dizer, que não se compreende a história das lutas sociais brasileiras sem estudar o PCB e suas contribuições organizativas e teóricas para o movimento do proletariado brasileiro.

Lincoln Secco nasceu em São Paulo. Em 1987 ingressou na Universidade de São Paulo (USP), onde desde 2003 é professor livre docente de História Contemporânea. É autor dos livros Caio Prado Júnior: O Sentido da Revolução e A Revolução dos Cravos. Pela Ateliê Editorial publicou A Batalha dos Livros: Formação da Esquerda no Brasil e História do PT . 

Luiz Bernardo Pericás é formado em História pela George Washington University, doutor em História Econômica pela USP, pós-doutorado em Ciência Política pela FLACSO (México), onde foi professor convidado e pelo IEB/USP. Foi também Visiting Scholar na University of Texas at Austin e Visiting Fellow na Australian National University, em Camberra. É autor de vários livros, como Mystery Train (São Paulo, Brasiliense, 2007) e do romance Cansaço, a Longa Estação (São Paulo, Boitempo, 2012; adaptado para o teatro), entre outros. Recebeu a menção honrosa do Prêmio Casa de las Américas em 2012 por seu livro Os Cangaceiros: Ensaio de Interpretação Histórica (São Paulo, Boitempo, 2010; Havana, Editorial Ciencias Sociales, 2014). Ganhador do Prêmio Ezequiel Martínez Estrada, da Casa de las Américas (2014), pelo livro Che Guevara y el debate económico en Cuba (Nova Iorque, Atropos Press, 2009; Buenos Aires, Corregidor, 2011; Havana, Fondo Editorial Casa de las Américas, 2014; São Paulo, Boitempo, 2018). Organizou e prefaciou algumas coletâneas, entre as quais, Caminhos da Revolução Brasileira (São Paulo, Boitempo, 2019). Traduziu obras de Slavoj Zizek, James Petras, Christopher Hitchens, Jack London, John Reed, José Carlos Mariátegui e Julio Antonio Mella. Com seu livro Caio Prado Júnior: uma Biografia Política, ganhou o Prêmio Juca Pato – Intelectual do ano (2016), concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE) e o Prêmio Jabuti – melhor biografia (2017), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). É professor de História Contemporânea na Universidade de São Paulo (USP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *