Apoteose de Schoenberg
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Apoteose de Schoenberg, verdadeiro tratado contemporâneo de harmonia, tornou-se uma referência na literatura nacional sobre o assunto. É um estudo abrangente e crítico sobre a música do século XX, em especial a Segunda Escola de Viena e seus desdobramentos. Esta edição, revisada e ampliada, traz mais de duzentos exemplos musicais. Conta também com um apêndice que apresenta algumas das mais significativas técnicas harmônicas desenvolvidas no último século.
Descrição
Apresentação — Rodrigo Duarte
Prefácio à Segunda Edição
Apoteose de Schoenberg
Introdução
1. Por uma Direcionalidade Harmônica – do Sistema Modal à Saturação da Tonalidade
2. A Vertente Wagner-Liszt
3. Atonalidade ou Pantonalidade?
4. Sobre o Fenômeno da Polarização Acústica (Introdução à Teoria Harmônica de Edmond Costère)
5. A Harmonia de Simultaneidade e os Dois Principais Arquétipos Harmônicos da Obra de Webern
6. O Colapso do Discurso Harmônico (Primeira Fase do Atonalismo Livre)
7. O Apelo aos Textos e a Invenção do Sprechgesang em Schoenberg
8. A Heterogeneidade Harmônica em Berg: Pluralidade de Arquétipos
9. Dodecafonismo: Sistema Harmônico? – As Premissas e a Essência do Serialismo Dodecafônico
10. A Opção de Béla Bartók: Apogeu de um Procedimento Arquetípico
11. A Contribuição de Henri Pousseur e a Noção de Arquétipos ou Entidades Harmônicas
- 11.1. As especulações harmônicas de Pousseur
- 11.2. Trabalhando com a permutação serial cíclica de Pousseur: Tudo é relativo neste mundo onde nada mais que a mudança existe de permanente
- 11.3. Analogia às redes harmônicas de Pousseur: TransFormantes I
12. À Procura de Novas Entidades Harmônicas
13. Gênese e Fundamentos de Entidades Harmônicas Complexas: Os Módulos Cíclicos e as
Projeções Proporcionais
- 13.1. Os modos de transposições limitadas de Olivier Messiaen e a invenção dos módulos cíclicos
- 13.2. Resumo da técnica harmônica dos módulos cíclicos
- 13.3. Experiência com módulos não-cíclicos e a incorporação do microtonalismo
- 13.4. Resumo da técnica harmônica das projeções proporcionais
14. Por uma Referencialidade Generalizada
15. Posfácio: Por que “Apoteose”?
16. Apêndices
- 16.1. A harmonia na Grécia antiga (texto escrito em 2 de julho de 1983)
- 16.2. Algumas técnicas harmônicas da segunda metade do século XX
- 16.3. Quadro da nomenclatura de harmonia funcional utilizada neste tratado
Bibliografia
Índice Remissivo
Índice Onomástico
Informação adicional
Peso | 0,970 kg |
---|---|
Dimensões | 16 × 23 × 1,8 cm |
Encadernao | |
ISBN |
85-7480-109-7 |
Pginas |
452 |
Edio |
1ª |
Ano |
2002 |
Encardenao |
Brochura |
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