Descrição
Introdução
O Gênero Elegíaco e sua Terminologia
Elegia e Ocasião de Performance
Escopo e Abrangência da Antologia. Tradução e Apresentação
Os poetas e seus fragmentos: apresentações, traduções, comentários e notas
1. Calino (Éfeso – c. 650 a.C.)
O Poeta
Fragmentos
Fragmento 1
Fragmentos 2-2a
Fragmentos 4-5a
2. Tirteu (Esparta – c. 640 a.C.)
O Poeta
Fragmentos
Fragmento 2
Fragmento 4
Fragmento 10
Fragmento 11
Fragmento 12
3. Arquíloco (Ilha de Paros – c. 680-640 a.C.)
O Poeta
Fragmentos
Fragmento 1
Fragmento 2
Fragmento 4
Fragmento 5
Fragmentos 8-13 (Sobre o Naufrágio)
“Elegia de Télefo”
4. Mimnermo (Esmirna – c. 630 a.C.)
O Poeta
Fragmentos
Fragmento 1
Fragmento 2
Fragmento 4
Fragmento 5
Fragmento 6
Fragmento 9
Fragmentos 11 e 11a
Fragmento 12
Fragmento 13a
Fragmento 14
5. Sólon (Atenas – c. 640-560 a.C.)
O Poeta
Fragmentos
Fragmento 1
Fragmento 2
Fragmento 3
Fragmento 4
Fragmentos 4a-4c
Fragmento 5
Fragmento 6
Fragmento 9
Fragmento 13 (“Hino às Musas”)
Fragmento 19
Fragmento 20
Fragmento 25
Fragmento 26
Fragmento 27
6. Teógnis e Teognideia (Mégara – c. 600 a.C.)
O Poeta (e a Coleção que Leva seu Nome)
Livro I
Versos 19-38
Versos 39-52
Versos 53-68
Versos 87-90
Versos 101-112
Versos 133-142
Versos 211-212
Versos 215-218
Versos 237-254
Versos 313-314
Versos 323-328
Versos 877-878
Versos 983-988
Livro II
Versos 1275-1278
Versos 1311-1318
Versos 1327-1334
Versos 1353-1356
7. Anacreonte (Teos – c. 550 a.C.)
O Poeta
Fragmento 2
8. Xenófanes (Cólofon – c. 565-470 a.C.)
O Poeta
Fragmentos
Fragmento 1
Fragmento 2
Fragmento 3
Fragmentos 7-7a
Fragmento 8
9. Simônides (Ilha de Ceos – c. 556-468/64 a.C.)
O Poeta
Fragmentos
Fragmento 11
Fragmento 15
Fragmento 16
Fragmento 19
Fragmento 20
Fragmento 21
Fragmento 22
10. Ásio (Ilha de Samos – c. 550 a.C.)
O Poeta
Fragmento 1
Referências Bibliográficas
Índice Onomástico (autores antigos)
Jose Carlos –
Livro importantíssimo para a helenística do Brasil. É uma pena o preço ser tão alto. Não o torna muito acessível para estudantes de clássicas nem para outros interessados. 🙁
Denise –
Edição lindíssima, completa, organizada. Excelentes introduções de cada poeta.
Pedro Henrique Sena da Silva –
Considera meu amigo os custo de produção. A pouco tempo o preço do papel subiu entre outras crises. Além de pagar os tradutores e toda a equipe de produção, imagina como deve ser o repasse do dinheiro. Considera também que o público não é o público de bestsellers, logo a tiragem e a saída são diferentes. No mais, vale o preço. Caro são os livros da área da saúde. Digo isso porque sou da saúde.