Descrição
No Lastro de Décadas – Cremilda Medina
Introdução
Parte I. o sistema e a essência
A Fotografia: Um Meio de Expressão
Imagem Fotográfica e Linguagem
A Imagem e a Palavra
Sistema de Representação Visual: A Ficção Original
Recorte Espacial/Interrupção Temporal
Essência do Fenômeno Fotográfico
O Espaço Fotográfico
O Tempo Fotográfico
Registro/Criação: O Binômio Indivisível
Registro Fotográfico, um Registro Expressivo
O Mundo (Re)Apresentado
O Fragmento e a Aparência
O Aparente e o Oculto
Extraquadro
Ideologia e Estética da Aparência
Aparência, Enigmas e Significados
Mundo das Imagens Fotográficas
Processos de Criação/Construção de Realidades
Trama Fotográfica
Imagens Fotográficas: Usos e Aplicações
Fotografia Autoral
O Diferencial das Imagens Fotográficas
O Caleidoscópio e a Câmera
Real e Imaginário
Mundo do Objeto, Mundo da Representação
O Documental e o Ficcional na Imagem Fotográfica
Fotografia, Memória, História
Gênese da Imagem
A Janela Imaginária
Parte II. produção e recepção
Documento/Representação 1.
Documento/Representação 2.
Documento/Representação 3.
Ficção Documental 1.
Ficção Documental 2.
Fotografia Documental 1 .
Fotografia Documental 2.
Fotografia Documental 3.
Níveis de Ficção e a Construção de Realidades.
Múltiplas Variáveis.
O Fragmento e o Todo.
O Olhar e o Repertório do Observador .
Uma Imagem, Múltiplas Aplicações.
Verdade e Verossimilhança Fotográfica.
Fato, Imagem e Imaginação.
Indícios Involuntários, Indícios Negligenciáveis.
Ambiguidades da Fotografia.
Parte III. desmontagem do constructo
O Fato Passado e as Fontes Fotográficas.
Desmontagem da Representação Fotográfica .
Códigos Formais e Culturais .
Análise Iconográfica.
Interpretação Iconológica.
Identificação Técnica e Histórica
Micro-História e Imagem Fotográfica.
Fotografia: Ciência e Representação.
Fotografia e Ciências Humanas e Sociais .
Fotografia e Pesquisa Histórica.
A Representação do Tempo .
Fotojornalismo: Entre Imagens e Palavras.
História Visual e Edição.
Parte IV. fotografia e memória
Fotografia e Memória.
O Fato e o Registro .
O Efêmero e o Perpétuo.
Cultura, Ideologia e Memória.
Memória Visual das Cidades .
Destino das Fotos Anônimas e Afetivas .
O Passado Nebuloso.
Experiência do Objeto, Experiência da Imagem.
O Fragmento de Realidade Entre Parênteses.
Instante Eterno, Retângulo Eterno.
Parte V. história da fotografia
Por uma História Cultural da Fotografia.
Os Modelos Clássicos.
Anônimos da História .
Viagens Imaginárias.
O Retrato Fotográfico: Cumplicidades e Ficções.
Fotografia, Teatro e Memória.
O Mundo Portátil e a Iconoteca Universal.
Objeto Etnográfico, Registro Estético.
Estética da Diferença, Ficções Documentais.
O Grande Irmão .
Parte VI. outras dimensões da fotografia
O Objeto e a Realidade Fantasma.
O Passado Sempre Presente .
Olhando para as Fotografias do Passado.
Morte do Objeto, Vida da Representação.
O Paradoxo Sedutor.
O Inanimado na Fotografia .
Memória da Sombra.
Câmera, Imagem e Imaginação
Um Livro Sem Páginas.
As Nossas Imagens dos Outros.
Imagens Universais.
A Morada Tumular.
Os Álbuns Fotográficos: Vida e Morte.
As Pedras e as Imagens.
O Mundo Sem a Fotografia.
Viver com as Representações .
Inversão da Referência.
O Encanto de Narciso .
Referências Bibliográficas.
Sobre o Autor.
Ingá Maria matz –
Maravilhoso
Suzana Boccacino Borali –
Maravilhoso