Do Formalismo Estético Trovadoresco
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Este ensaio é o ponto alto de uma extensa vida acadêmica dedicada aos estudos de poesia medieval. A tese de livre-docência de Spina, defendida em 1956, chega agora a um público mais amplo, interessado no trovadorismo ibérico e europeu. O autor aponta para a existência de constantes estilísticas em todo o movimento lírico na Europa dos séculos XII, XIII e XIV. Essas invariáveis mostram a existência de um formalismo literário comum no velho continente, a despeito das especificidades de cada região.
Descrição
Prefácio
Considerações Preliminares
- Cronologia das Florações Trovadorescas
- Gênese da Lírica Trovadoresca
- Trovadorismo e Platonismo
- Poesia Fingida – Poesia do Coração
- Guilhem de Peitieus: Homem Bifronte
- A Tópica
- Tópica Vernácula: o Beijo, a “Femme Deshabillée”, a Espera Bretã e o “Coup de Poing sur le Nez”
- Formalismo e Consciência Literária
- A Tópica e sua Terminologia
- Palavras Finais
Topos
Sintomatologia Amorosa
- Metus Praecludit Vocem
- Somnus et Sensus Aversi e suas Derivações
- Oculorum Lacrimas Effundere
- Mortem Amore sine Mutuo (Consumi Amore)
A Execração
- Alliense Die Natus Sum
- Florebat Olim… (ver Apêndice I)
O Panegírico e a Declaração
- Oculi Mei, Lumen Meum
- Illam Magis Velle Oculis Suis
- Amor Cui Par Nemo Est
- Domina Longe Ante Alias Pulchritudine
- Imperium Abnuere Propter Dominam
Descriptio Puellae
- Domina Candore Mixtus Rubor
Descriptio Naturae
Consciência dos Tópicos
Palavras Finais
Apêndices
- I. Florebat Olim… (ou O Mundo às Avessas)
- II. O “Fazer Bem” dos Cantares Trovadorescos
Bibliografia
Informação adicional
Peso | 0,530 kg |
---|---|
Dimensões | 16 × 23 × 1,4 cm |
ISBN |
978-85-7480-442-2 |
Páginas |
232 |
Edição |
1ª |
Ano |
2009 |
Encadernação |
Brochura |
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Autores

Segismundo Spina (1921-2012) - Professor emérito da Universidade de São Paulo, deu contribuições fundamentais à filologia, à crítica textual e aos estudos literários. No Brasil, tornou-se referência obrigatória para os estudos da obra camoniana e da estética barroca. Foi também responsável pela difusão do conhecimento objetivo das estruturas do poema. A Ateliê Editorial publica parte de suas obras, algumas das quais tinham circulação restrita ou já se encontravam esgotadas.
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