Descrição
Prefácio à Edição Brasileira: Uma História do Livro à Moda Francesa – Marisa Midori Deaecto
Introdução
Primeira parte: O livro manuscrito
1. Da escrita ao livro
2. Suportes e formas do livro na bacia mediterrânea
3. No Oriente: outras escritas, outros suportes
4. O papel
5. Da dissolução dos modelos antigos ao Renascimento carolíngio
6. Dos scriptoria aos librarii, séculos XII-XV
7. A fábrica do manuscrito medieval
8. Bibliotecas antigas e medievais
Segunda parte: A invenção do impresso
9. As mutações do escrito no fim da Idade Média
10. A impressão e a edição antes de Gutenberg
11. A técnica tipográfica
12. Limitações e oportunidades: a geografia do impresso
13. O livro e as línguas
14. O livro e os poderes constituídos: da regulamentação ao enquadramento
15. Um objeto novo
Terceira parte: A primeira modernidade do livro: Renascença, Humanismo, Reforma e imprensa
16. O livro e a fé
17. Imprensa e humanismo
18. O controle da edição: entre poderes espirituais, seculares e corporativos
19. A rede dos homens e a circulação dos livros
20. Memória e glória: o poder do livro
21. Formas e repertórios
22. Os mercados da edição: aberturas e compartimentação
Quarta parte: A edição da Idade Clássica
23. Regime da edição e polícia do livro
24. A concentração dos equipamentos: números e fatores
25. Informação e comunicação impressa: a invenção da mídia
26. Usuários, clientelas e estratégias editoriais
27. Demandas locais, mercados remotos: o impresso fora da Europa
28. Técnicas e formas: a evolução dos livros nos séculos XVII e XVIII
Quinta parte: O livro em revolução
29. Convulsões midiáticas e livros comuns
30. A expansão da clandestinidade
31. Controle, repressão, liberdades
32. Reconhecimento do autor e status das obras
33. O livro ator: o impresso no espaço público
34. Tensões econômicas e inovações técnicas
35. Uma nova estética do livro
36. A edição francesa através da Revolução, do Império e da Restauração: ruptura ou transição?
37. Livros, nações e transferências culturais
Sexta parte: Rumo a um modelo industrial?
38. Contexto técnico e demanda social
39. A dinâmica das invenções
40. O reinado da imagem
41. A fotografia
42. O livro e a lei
43. Os homens e as estruturas
44. Repertórios e estratégias
45. As instituições da leitura
46. Vulgarização e sacralização
47. A indústria ocidental da edição no mundo
Sétima parte: Os tempos modernos: desmaterialização e sociedade da informação
48. Uma produção em via de desmaterialização
49. O livro, o artesão e o artista
50. O livro e a política, as políticas do livro
51. A economia da edição contemporânea
52. Figuras da edição contemporânea
53. O objeto digital e a edição: deslocamentos, permanências e questionamentos
Posfácio – Robert Darnton
Agradecimentos
Relação das ilustrações
Créditos fotográficos
Bibliografia
Índice
Avaliações
Não há avaliações ainda.