Descrição
Prefácio
I. Modernidade e Modernismo
II. A Revolução da Linguagem Poética
III. Um Poeta Inglês em Lisboa
IV. A Nova Poesia Portuguesa
V. Janeiro de 1913: “Abdicação”
VI. Março de 1913: “Pauis”
VII. Agosto de 1913: “Na Floresta do Alheamento”
VIII. Outubro de 1913: “O Marinheiro”
IX. O Sensacionismo e a Questão do Autor
X. Simbolismo e Vanguarda em Orpheu
XI. O Mestre Caeiro
XII. Fernando Pessoa, Interseccionista
XIII. Ricardo Reis e a Razão
XIV. Álvaro de Campos e a Emoção
XV. O Conceito de Intervalo: The Mad Fiddler
XVI. A Intervenção Social e Política
XVII. Os Regressos de Álvaro de Campos
XVIII. De Athena ao Livro do Desassossego
XIX. Os Caminhos para o Oculto
XX. A Ficção Policial e Filosófica
XXI. A Poética do Fingidor: “Autopsicografia”
XXII. Sebastianismo e Quinto Império: Mensagem
XXIII. A História da Heteronímia
XXIV. O Sistema dos Heterônimos
Cronologia
Bibliografia
Índice Onomástico
Leyla Perrone Moisés –
Ótima introdução.