Melancolias, Mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o Pregão de Rua e a Canção Popular-Comercial no Brasil
R$ 89,00
Melancolias, Mercadorias foi apresentado como tese de doutorado em Literatura Brasileira na FFLCH-USP. Walter Garcia interpreta A Preta do Acarajé, de Dorival Caymmi, e Carioca, de Chico Buarque, como momentos de passagem de um sistema da canção popular-comercial brasileira. Abrangendo uma série de análises (letra, melodia, canto, harmonia, acompanhamento rítmico, dimensão comercial), o trabalho estuda esse sistema em sua formação, com os sambas das primeiras décadas do século XX, e em sua ruína, na virada para o século XXI.
Descrição
Agradecimentos
Introdução
I. O Pregão de Rua e a Canção Popular-Comercial Brasileira
- A Permanência do Pregão de Rua
- A Fala, o Canto e a Dança
- Proposta de um Novo Instrumento Teórico para a Análise do Ritmo do Canto
II. A Preta do Acarajé, de Dorival Caymmi
- Mercadoria Incipiente, Tradição Oral, Vestígios Coloniais
- Descrição de A Preta do Acarajé
- Um Vulto Permanente a Sociedade
III. Carioca, de Chico Buarque
- A Canção e a Crônica
- Análise de Carioca
- A Ruína da Cordialidade
Conclusão Prospectiva
Bibliografia
Informação adicional
Peso | 0,680 kg |
---|---|
Dimensões | 16 × 23 × 1,5 cm |
ISBN |
978-85-7480-502-3 |
Páginas |
272 |
Edição |
1ª |
Ano |
2013 |
Encadernação |
Brochura |
1 avaliação para Melancolias, Mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o Pregão de Rua e a Canção Popular-Comercial no Brasil
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Autores

Walter Garcia é professor da área temática de Música do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. É autor de Bim Bom: a Contradição sem Conflitos de João Gilberto (Paz e Terra, 1999) e organizador de João Gilberto (Cosac Naify, 2012). Violonista e compositor, produziu o CD Canções de Cena (Cooperativa Paulista de Teatro, 2004) para a Companhia do Latão.
lisandro –
excelente