Descrição
Forma e Sentido nas Memórias Póstumas de Brás Cubas – Antônio Medina Rodrigues
- A Enunciação
- A Identidade de Brás Cubas
- Os Dois Planos do Livro
- Nós e o “Defunto Autor”
- Ficção e Silogismo
- Memória e Laconismo
- As Pressuposições
- Três Dimensões
- A Base Narrativa
- As Duas Mulheres
- A Utopia
- Uma Visão Política
- O Narrador quando Jovem
- Volta ao Lar
- Família
- A Narrativa e as Cirandas
- Dores do Mundo
- Acaso e Determinismo
- A Morte Superando a Morte
- A Dança (Perfeita) dos Astros
- Superstição e Racionalidade
- Outono / Inverno
- A Narração
- O Foco Narrativo
- O Corpo e a Fronteira
- Verbo e Vida
- A Digressão
- A Recolha
- O Momento da Lírica
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Machado de Assis – Visão de Conjunto – Antônio Medina Rodrigues
- Preliminares
- Obras
- A Evolução do Romancista
Notas
Lucas –
Excelente obra, dispensa comentários.
Quanto ao livro, uma primorosa edição com ótima fonte, papel, e organização. Um dos melhores livros de bolso do mercado.
Luiz Alves Botelho –
Excelente material, ótimo prefacio, papel amarelo, com orelhas. realmente muito capricho ; com certeza o melhor pocket do mercado.
Rubem Amaral Jr. –
Totalmente satisfatório.
Alexandre Lamounier Rodrigues –
A Ateliê, assim como algumas outras editoras, por falta de atenção, escrevem ternura no lugar de tenrura (qualidade de tenro). Vide página 215 linha 20.
O exemplo do verbete no dicionário Aurélio, é justamente a frase do Machado de Assis.
Atenciosamente,
Alexandre