Moeda da Arte, A – A Dinâmica dos Campos Artístico e Econômico no Patrocínio
R$ 89,00
O mecenato é uma prática antiga na história da arte e da cultura, mas o mecenato dos bancos como parte do marketing institucional é relativamente recente. No Brasil, as grandes instituições bancárias são agentes fundamentais no campo da cultura e das artes desde, pelo menos, meados dos anos 1980. Em alguns casos, não se trata de investir nas artes na forma do financiamento a produções de artistas, mas de investir em grandes espaços culturais, fisicamente imponentes, capazes de abrigar acervos, eventos e exposições que adensam a vida cultural de muitas cidades. Programações gratuitas ou de baixo custo de acesso são as marcas destes espaços, o que explica a formação de um público fiel, amante da cultura, mas sem poder aquisitivo para consumi-la dentro de circuitos altamente mercantilizados.
Eduardo Fragoaz examina as complexas relações entre o campo financeiro-econômico e o campo artístico. Sua tese geral é que mesmo que, em última instância, o marketing que obedece ao primeiro campo tenda a prevalecer, a lógica do campo artístico não é passiva e reativa, negociando possibilidades de ações e espaços com resultados significativos para vida cultural e para a experiência do público.
Descrição
Agradecimentos
Apresentação
Introdução
Parte I. O CCBB e o campo econômico
O CCBB, o seu mantenedor e o campo econômico
As razões do marketing cultural do Banco do Brasil
Parte II. O CCBB e o campo artístico
O CCBB diante da concorrência cultural
Critérios de escolha
A programação do CCBB
Parte III. O CCBB e os outros campos da vida social
Erótica: a reafirmação da racionalidade econômica no patrocínio
Avaliando a eficácia do patrocínio: mídia, público e crítica
Considerações finais
Anexos
Referências bibliográficas
Referências de legislação
Referências de periódicos
Referências de web sites
Informação adicional
Peso | 0,780 kg |
---|---|
Dimensões | 15,5 × 22,5 × 1,8 cm |
ISBN |
978-85-7480-653-2 |
Páginas |
432 |
Edição |
1ª |
Ano |
2013 |
Encadernação |
Brochura |
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Autores

Eduardo Fragoaz - possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Arte e da Cultura e Marketing Cultural. Publicou pela Ateliê Editorial a obra A Moeda da Arte.
Avaliações
Não há avaliações ainda.