Descrição
Gravuras, Leituras, Loucuras: Visões do Orlando Furioso – Pedro Garcez Ghirardi
Orlando Furioso
Canto I
Canto II
Canto III
Canto IV
Canto V
[…]
Canto XVIII
Canto XIX
Canto XX
Canto XXI
Canto XXII
Canto XXIII
Notas
R$ 220,00 R$ 110,00
“Eu não sou quem pareço”, diz Orlando, enfurecido de paixão amorosa. Sua figura tresloucada era o que sobrara do paladino cristão, exemplo de sensatez. Narrada, ou melhor, cantada pela insuperável poesia de Ludovico Ariosto, criador de um universo que fascinou Cervantes e Voltaire, Bandeira e Borges. Publicado há quase cinco séculos (1516, com edição definitiva em 1532), Orlando Furioso é contemporâneo de nosso mundo, sempre a ponto de enlouquecer por “armas e amores”. Este primeiro volume em edição bilíngue e ilustrada por Gustave Doré traz 23 dos 46 cantos desta obra-prima da literatura mundial.
Introdução,Tradução e Notas: Pedro Garcez Ghirardi
Ilustrações: Gustave Doré
Gravuras, Leituras, Loucuras: Visões do Orlando Furioso – Pedro Garcez Ghirardi
Orlando Furioso
Canto I
Canto II
Canto III
Canto IV
Canto V
[…]
Canto XVIII
Canto XIX
Canto XX
Canto XXI
Canto XXII
Canto XXIII
Notas
Peso | 1,680 kg |
---|---|
Dimensões | 18 × 27 × 4 cm |
Ano |
2023 |
Edição |
2ª edição |
Encadernação |
Capa dura, Ilustrado |
ISBN |
978-65-5580-097-5 |
Páginas |
664 |
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Ludovico Ariosto (1474-1533) nasceu em Régio da Emília (Itália). Filho de um membro do tribunal de Ferrara, estudou Direito, abandonando a carreira para dedicar-se à poesia. Estudou os poetas latinos e a composição de seus versos. A obra de Ariosto é vasta: Poesias Líricas Latinas (1493/1503), Sátiras, peças de teatro etc. Sua obra mais famosa é o poema Orlando Furioso, que seria a continuação de uma obra anterior de Matteo Maria Boiardo intitulada Orlando Enamorado. O poema, composto de 46 cantos em sua versão final, alcançou grande sucesso, por ocasião de sua publicação. Nele, o poeta ridiculariza a nobreza feudal em decadência, ao mesmo tempo que prenuncia o novo homem da Renascença. Além do seus aspectos sociais, a obra consegue unir um enredo fantástico a uma versificação harmoniosa. Narra uma série de episódios que derivam de épicos, romances e poesia heroica da Idade Média, destacando-se três histórias nucleares à volta das quais as outras se formam: o amor de Orlando por Angelica - a de maior importância; a guerra entre cristãos (liderados por Carlos Magno) e mouros (liderados por Agramante) perto de Paris - que constitui o cenário épico para toda a narrativa; e o amor entre Rogério e Bradamante - uma cortesia literária em honra da família Este, que se supõe descendente daquelas duas personagens. Morreu em Ferrara, em 1533. [Reprodução Il Foglio]
Pedro Garcez Ghirardi - Professor Titular de Literatura Italiana da Universidade de São Paulo (2006). Mestre (1982) e Doutor em Letras (1987) pela mesma Universidade, onde leciona desde 1980, tendo chegado à Livre-Docência em 1993. Pesquisador na área de Letras e de Tradução (Prêmio Jabuti, 2003, pela Tradução do Orlando Furioso, de Ariosto). Principais campos de interesse: Literatura Italiana - Literatura Comparada - Tradução - Literatura da Imigração Italiana.
Não tem uma conta?
Crie uma Conta
Avaliações
Não há avaliações ainda.