Perseu, Medusa & Camille Claudel – Sobre a Experiência de Captura Estética

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Que poder é esse, tão arrebatador, que uma obra de arte é capaz de exercer sobre nós? O encontro com a escultura Perseu e Medusa, de Camille Claudel, é a experiência estética que motiva as reflexões deste livro. A autora busca identificar os elementos que compõem a suspensão do real, considerando o caráter singular e subjetivo desse momento. No diálogo que Ada Morgenstern estabelece entre arte e psicanálise, a captura estética é tida como produto imediato da relação entre obra e espectador.

Descrição

Descrição

Agradecimentos
Do processo psicanalítico como fazer estético: um exercício de psicanálise implicada – João A. Frayze Pereira

Capturas
1. Aberturas

  • Uma poderosa e intrigante captura
  • O fio que puxou a trama

2. Puxando fios, desfazendo emaranhados

  • Um passeio semântico: o encontro com a violência
  • Percurso compartilhado
  • Os dois tempos da captura
  • A captura pede análise: para revelar ou para construir?
  • Elementos que operam na captura
  • Experiência para “iniciados”?
  • Desfiar fios, desfiar emaranhados

3. O instante do olhar: o que me capturou, ou quem

  • Compreender

4. A Obra

  • Uma descrição (uma revelação) de Perseu e Medusa
  • Algumas histórias: uma história da obra
  • O mito de Perseu e Medusa, uma outra história
  • Outra história ainda: a da autora de Perseu e Medusa

5. Outras representações de Perseu e Medusa
6. Contextos: um sobrevoo pela história

  • A assunção do lugar do sujeito na construção da obra de arte
  • A primeira metade do século XIX
  • A segunda metade do século XIX
  • A arte moderna. A pintura de Manet, Cézanne e Van Gogh
  • O papel da mulher, entre o dever e o amor

7. A arte da escultura e suas especificidades
8. A escultura de Camille Claudel

  • O entrelaçamento dos estilos
  • A busca por um estilo próprio
  • As obras mitológicas de Camille Claudel
  • Alguns comentários, algumas interpretações
  • A caminho da conclusão

9. Um caminho entre a psicanálise e a arte

  • Limites ou fronteiras
  • A trilha de Freud nos textos sobre a arte

10. Ler uma obra de arte: a questão da interpretação

  • Deciframentos
  • Da “psicanálise aplicada” à “psicanálise implicada”

11. Reflexões sobre o olhar

  • Uma leitura filosófica, entre outras
  • A leitura freudiana
  • Interpretações sobre o olhar no mito de Perseu e Medusa:
  • Pequeno diálogo entre psicanálise e estética
  • Freud não suporta ser fitado: medo da petrificação?

12. Pensando a paixão: entre a fusão e a individualidade

  • Camille Claudel numa encruzilhada
  • A potência criativa e destrutiva da paixão
  • Possibilidades de “fertilização recíproca” entre a psicanálise e a arte

13. Prosseguindo na captura

  • Um olhar, uma reflexão, uma postura
  • De volta à minha captura

Linha do Tempo
Notas Bibliográficas
Referências Bibliográficas

Informação adicional

Informação adicional

Peso 0,590 kg
Dimensões 16 × 23 × 1,3 cm
ISBN

978-85-7480-423-1

Páginas

232

Edição

Ano

2009

Encadernação

Brochura

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Autores

Autores

Ada Morgenstern

Ada Morgenstern é psicanalista com formação no Instituto Sedes Sapientiae e mestre em Psicologia social pelo Instituto de Psicologia da USP. Exerce a clínica desde 1977. É ainda artista plástica, professora e supervisora do curso Psicanálise da Criança no Instituto Sedes Sapientiae. Publicou em coautoria os livros Mais Além do Sonhar e Psicanálise com Crianças – Perspectivas Teórico-clínicas.

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