Descrição
Agradecimentos
Do processo psicanalítico como fazer estético: um exercício de psicanálise implicada – João A. Frayze Pereira
Capturas
1. Aberturas
- Uma poderosa e intrigante captura
- O fio que puxou a trama
2. Puxando fios, desfazendo emaranhados
- Um passeio semântico: o encontro com a violência
- Percurso compartilhado
- Os dois tempos da captura
- A captura pede análise: para revelar ou para construir?
- Elementos que operam na captura
- Experiência para “iniciados”?
- Desfiar fios, desfiar emaranhados
3. O instante do olhar: o que me capturou, ou quem
- Compreender
4. A Obra
- Uma descrição (uma revelação) de Perseu e Medusa
- Algumas histórias: uma história da obra
- O mito de Perseu e Medusa, uma outra história
- Outra história ainda: a da autora de Perseu e Medusa
5. Outras representações de Perseu e Medusa
6. Contextos: um sobrevoo pela história
- A assunção do lugar do sujeito na construção da obra de arte
- A primeira metade do século XIX
- A segunda metade do século XIX
- A arte moderna. A pintura de Manet, Cézanne e Van Gogh
- O papel da mulher, entre o dever e o amor
7. A arte da escultura e suas especificidades
8. A escultura de Camille Claudel
- O entrelaçamento dos estilos
- A busca por um estilo próprio
- As obras mitológicas de Camille Claudel
- Alguns comentários, algumas interpretações
- A caminho da conclusão
9. Um caminho entre a psicanálise e a arte
- Limites ou fronteiras
- A trilha de Freud nos textos sobre a arte
10. Ler uma obra de arte: a questão da interpretação
- Deciframentos
- Da “psicanálise aplicada” à “psicanálise implicada”
11. Reflexões sobre o olhar
- Uma leitura filosófica, entre outras
- A leitura freudiana
- Interpretações sobre o olhar no mito de Perseu e Medusa:
- Pequeno diálogo entre psicanálise e estética
- Freud não suporta ser fitado: medo da petrificação?
12. Pensando a paixão: entre a fusão e a individualidade
- Camille Claudel numa encruzilhada
- A potência criativa e destrutiva da paixão
- Possibilidades de “fertilização recíproca” entre a psicanálise e a arte
13. Prosseguindo na captura
- Um olhar, uma reflexão, uma postura
- De volta à minha captura
Linha do Tempo
Notas Bibliográficas
Referências Bibliográficas
–
Avaliações
Não há avaliações ainda.