Descrição
Agradecimentos
Da Resistência em Tempos Sombrios: Cinema e Política na Obra de Hirszman – Eduardo Morettin
Introdução
Capítulo 1. Uma Apresentação do Cinema de Leon Hirszman
Crises do Cinema Novo no Início dos Anos 1970: A Censura e a Condição Econômica
O Cinema Popular de Leon Hirszman
Capítulo 2. A Arte do Nacional-Popular: Crises, Perspectivas e Revisões
Representações do Popular em Colapso: O Pós-Golpe de 1964
Contra as Lamentações, um Retorno à Arte Política
O Cinema Novo nos Anos 1970: Reencontros com a Arte do Nacional-Popular
Dramaturgia de Avaliação I: O Retorno do Popular aos Palcos
Dramaturgia de Avaliação II: A Reposição da Militância Comunista e a Forma Dramática para Tempos de Ditadura
Capítulo 3. Que País é Este? (1976-1977): Resistências ao Regime Militar em um Filme Desaparecido
Afinidades entre Leon Hirszman e Zuenir Ventura
O Projeto e a Ausência de Que País é Este?
Contra Quem se Insurgia Leon Hirszman?
Uma História a Contrapelo: A Tragédia e a Resistência do Popular
O Frentismo, Esboço para uma Teoria de Ação Política
Capítulo 4. Aspectos da(s) Resistência(s) Política e Cultural ao Regime Militar
Representações Frentistas no Campo das Artes
Uma Introdução ao Novo Sindicalismo Brasileiro
Capítulo 5. O Cinema nas Greves: Práticas Documentais
Por um Novo Documentarismo Militante
Leon Hirszman Diante da Greve Metalúrgica
Capítulo 6. ABC da Greve (1979-1990): A Escrita da História em Confronto
O “Inferno dos Metalúrgicos” e o Registro da Greve Operária de 1979
Representações do Movimento Metalúrgico em abc da Greve: Lula, a Mise en Scène Afetiva e o Frentismo Democrático
O Distanciamento Crítico para o Desmanche do Discurso Autoritário
Tensões e Negociações Políticas em abc da Greve
ABC da Greve e o Processo de Montagem: Hipóteses Sobre o Abandono de um Filme Frentista
Capítulo 7. Eles não Usam Black-Tie (1981): as indecisões políticas/dramatúrgicas de um percurso criativo
Os Rascunhos Sonoros do Filme Black-Tie
Segunda-feira, Greve Geral, um Filme que Nunca Saiu do Gravador
Mudanças de Rota: Descompassos, Teatralidades e Ajustes Durante a Adaptação de Black-Tie
Caderno de fotografias: as filmagens de Eles Não Usam Black-Tie
Capítulo 8. Eles não Usam Black-tie (1981): impasses e negociações de Hirszman com o seu tempo
O Filme Black-Tie e as Afinidades com o Realismo Crítico do Teatro de Arena
A Adaptação Cinematográfica de Black-Tie: O Ajuste do Tempo
Fissuras da Esquerda
Negociações com o Projeto Estético e Político do Comunismo
Redenções Interrompidas: Black-Tie Diante da(s) Morte(s)
Um Posfácio sobre os Sentimentos
Anexos
Anexo I. Roteiro Literário de Que País é Este?
Anexo II. Fichas Técnicas dos Filmes de Hirszman em Análise
Anexo III. Fichas Técnicas dos Documentários Realizados em Torno do Movimento Operário e Comparados com ABC da Greve
Bibliografia e Fontes
Livros, Monografias e Teses
Artigos, Capítulos de Livros, Catálogos, Textos Publicados em Periódicos e Entrevistas
Peças Teatrais
Depoimentos Publicados e Inéditos de Hirszman e Guarnieri
Entrevistas Realizadas por Mim Durante as Pesquisas?
Bibliotecas e Acervos Consultados
Índice Remissivo
Avaliações
Não há avaliações ainda.