Romance de Formação em Perspectiva Histórica – O Tambor de Lata de Günter Grass
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Publicado em 1959, o romance de estreia de Günter Grass é reconhecido como um dos mais importantes do século XX. A análise de Mazzari, professor da USP, privilegia dois aspectos. Primeiro, a caracterização épica da Primeira Guerra Mundial e do período pós-guerra. Segundo, a relação de paródia que o bizarro narrador Oskar Matzerath estabelece com o romance de formação alemão. Ao niilismo histórico e existencial do personagem se contrapõe o nascimento do ideário político do jovem Grass.
Descrição
Nota Introdutória
I. Oskar Matzerath e sua Perspectiva Narrativa
- 1. A Personagem Oskar Matzerath
- 2. A gênese do tocador de tambor
- 3. A perspectiva rasteira
- 4. Günter Grass e Oskar Matzerath
II. Tambor como Paródia do Romance de Formação Alemão
- 1. Paródia, deformação ou antítese?
- 2. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister como protótipo do romance de formação
- 3. O Caráter paródico de O Tambor
III. Representação da História Nacional – Socialismo e Mentalidade Pequeno-Burguesa
- 1. A cidade de Danzig
- 2. formas de integração entre ficção e história
- 3. O Universo pequeno-burguês
- 4. A visão de história de Oskar Matzerath
IV. A Intenção Crítica de Günter Grass
- 1. As modalidades do histórico
- 2. A sedução da trinbunas
- 3. “Fé esperança amor”: um conto de inverno
- 4. O passado recalcado: impossibilidade da tristeza
- 5. Niilismo, blasfêmia, obscenidade: negações estéticas
- 6. A estética do cômico
Bibliografia
Informação adicional
Peso | 0,498 kg |
---|---|
Dimensões | 12,5 × 20,5 × 1,2 cm |
ISBN |
85-85851-87-2 |
Páginas |
210 |
Edição |
1ª |
Ano |
1999 |
Encadernação |
Brochura |
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Autores

Marcus Vinicius Mazzari é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Traduziu para o português textos de Adelbert von Chamisso, Bertolt Brecht, Gottfried Keller, Heinrich Heine, Karl Marx, Walter Benjamin, Jeremias Gotthelf e outros. Entre suas publicações estão Romance de Formação em Perspectiva Histórica (Ateliê Editorial, 1999), Labirintos da Aprendizagem (2010) e A Dupla Noite das Tílias. História e Natureza no Fausto de Goethe (2019). Elaborou comentários, notas, apresentações e posfácios para o Fausto de Goethe (Primeira e Segunda Parte), em tradução de Jenny Klabin Segall.
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