Educar para o Imponderável

R$ 77,00 R$ 38,50

Exclusão social, degradação ambiental, violência sectária e populismos autoritários são questões que, combinadas, já pareciam levar a um impasse a condição humana, antes mesmo de sua fragilidade ser exposta por uma pandemia.  
Um mergulho na história e na evolução da espécie humana, da vida e do cosmo, conduzido pelas ciências sociais e naturais, permite descortinar o panorama maior de que os seres humanos são parte, como observadores privilegiados e, no âmbito de seu planeta, também como partícipes ativos.
A percepção crítica desse percurso natural e social dá elementos para se vislumbrar uma ética dessa aventura, para os humanos conviverem entre si e com as demais espécies, e para educarem, diante de um futuro imponderável, jovens que se saibam integrantes ativos da biosfera, não apenas seus moradores, e protagonistas da história, não seus meros observadores.

Capa: Fernando Chui

 

Descrição

Descrição

Agradecimentos

Prefácio

Introdução

I. O IMPONDERÁVEL

Novos Desafios

Educar sem Perspectivas

Razões para Outra Ética

II. A AVENTURA

História e Civilizações

Antecedentes e Ancestrais

Evolução da Vida e do Universo

III. A ÉTICA

Consciência Crítica do Percurso

Uma Ética da Aventura

Educar para o Imponderável

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Informação adicional

Informação adicional

Peso 0,450 kg
Dimensões 14 × 21 × 1,3 cm
Ano

2021

Edição

1ª edição

Encadernação

brochura

ISBN

978-65-5580-019-7

Páginas

232

Avaliações (5)

5 avaliações para Educar para o Imponderável

  1. MARISA VIEIRA DA SILVA

    Ótima.

  2. MARISA VIEIRA DA SILVA

    Ótima.

    5

  3. MARIA IZABEL ANDRADE SILVEIRA RODRIGUES RODRIGUES

    muito bom

  4. Rute Barboza da Silva

    otimo…

  5. Solismar Venzke Filho

    Magnífico.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Autores

Autores

Luis Carlos de Menezes

Luis Carlos de Menezes

Luís Carlos de Menezes é Professor Sênior no Instituto de Física da Universidade de São Paulo e integra a Cátedra de Educação Básica no Instituto de Estudos Avançados dessa Universidade. Tem discutido e coordenado propostas curriculares, escrito livros sobre física, ensino de ciências e formação de professores, com foco em uma educação para a sociedade pós-industrial. Bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University -1971), Doutor em Física (Universitaet Regensburg -1974). Membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo. Consultor da Unesco para propostas curriculares. Principais focos de trabalho e de publicação de livros e artigos: educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.

Carrinho
Entrar

Não tem uma conta?