Goethe e Hackert – Sobre a Pintura de Paisagem
R$ 64,00 R$ 32,00
Hackert ensinou desenho a Goethe durante sua passagem pela Itália. Goethe o admirava tanto que pensou em abandonar a poesia para também se tornar pintor. Este volume contém a tradução dos Fragmentos Teóricos de Hackert, editados pelo aluno ilustre. Traz ainda textos sobre a importância do artista para o poeta alemão e para a pintura de paisagem no Brasil do século XIX. Essas reflexões confrontam as ideias de Goethe e Hackert sobre a relação da arte com a ciência e a natureza.
Descrição
Introdução – Claudia Valladão de Mattos
“Também Eu na Arcádia”: Goethe, Hackert e a Pintura de Paisagem – Claudia Valladão de Mattos
Amor als Landschaftsmaler – J. W. Von Goethe
Amor: Pintor de Paisagem – J. W. Von Goethe, transgermanização de Haroldo de Campos
A Paisagem Clássica como Alegoria do Poder do Soberano: Hackert na Corte de Nápoles e as Origens da Pintura de
Paisagem no Brasil – Luciano Migliaccio
Sobre Pintura de Paisagem: Fragmentos Teóricos – J. Ph. Hackert e J. W. Von Goethe (tradução de Claudia Valladão de Mattos)
Informação adicional
Peso | 0,410 kg |
---|---|
Dimensões | 12,5 × 20 × 0,9 cm |
ISBN |
978-85-7480-262-6 |
Páginas |
152 |
Edição |
1ª |
Ano |
2008 |
Encadernação |
Brochura |
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Autores

Claudia Valladão de Mattos possui doutorado em História da Arte pela Universidade Livre de Berlim (1996) e pós-doutorado pelo Courtauld Institute de Londres (2001). Atualmente é professora livre-docente no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas e professora colaboradora no programa de pós-graduação em História (área de concentração História da Arte) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da mesma universidade. Desenvolve pesquisas na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte do século XVIII, Winckelmann, arte do século XIX no Brasil, arte moderna brasileira, Lasar Segall, vanguardas europeias, expressionismo alemão. É pesquisadora principal do Projeto Temático FAPESP: "Plus Ultra: a Recepção e a Transferência Artística Clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina"; e pesquisadora do CNPq.
Avaliações
Não há avaliações ainda.