Trajetória de Paulo Emilio
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Sempre irônico à figura do faiseur de livres, Paulo Emilio é do tipo que escreveu muito e publicou pouco. Diante dessa obra concisa, como entender então o impacto de suas ideias sobre o debate do cinema brasileiro moderno, a discussão técnica e cultural de uma cinemateca, a institucionalização dos estudos do audiovisual? A chave para se compreender melhor tal contribuição certamente reside na atenção política para o instante, na erudição em dia com as descobertas internacionais, e no juízo crítico autônomo.
Descrição
Agradecimentos
Introdução
- Uma História do Cinema Brasileiro
- Vanguarda Amazônica
- A Biblioteca de Paulo Emílio
- A Pirueta Qualitativa de Piolim
- O “Método” Jean Vigo
- O Cinema Moderno de Paulo Emílio
Anexo
Cronologia de Paulo Emílio Salles Gomes
Informação adicional
Peso | 0,650 kg |
---|---|
Dimensões | 15,5 × 22,5 × 1,8 cm |
ISBN |
978-85-7480-654-9 |
Páginas |
304 |
Edição |
1ª |
Ano |
2013 |
Encadernação |
Brochura |
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Autores
Adilson Mendes possui graduação em história pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Mestrado (2007) e doutorado (2012), ambos em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pesquisador associado da Cinemateca Brasileira ao longo da década de 2000, participou de atividades de difusão cultural da instituição. Tem experiência na área de História, História do cinema, História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história do cinema brasileiro, teoria do cinema, cinema e artes plásticas. Atualmente desenvolve estudos sobre a história da ciência e suas relações com a imagem, abarcando os estudos de arqueologia das mídias.
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