Notícias

Publicados desde 2022, traduzidos pelo professor e estudioso da cultura grega Jaa Torrano, a coleção já conta com 5 volumes — Ájax, As Traquínias e, os mais recentes, Antígona, Édipo Rei e Electra — e terá seus próximos volumes — Filoctetes e Édipo em Colono — publicados ao longo de 2023. As edições são bilíngues e contam com aparatos teóricos (glossário mitológico e ensaios críticos), contando com textos da professora Beatriz de Paoli, para a melhor compreensão da poesia trágica de Sófocles.

Segundo Torrano sobre o texto do dramaturgo grego: “Cada verso é traduzido como uma unidade de ritmo, de medida e de sentido, de modo a levar o leitor a ter assento no Teatro de Dioniso e contemplar o espetáculo trágico como os gregos contemporâneos de Sófocles o viram”.

Sófocles (Atenas, 496 a.C. – Atenas, 406 a.C.) é considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo e presenciou o período de maior desenvolvimento cultural de Atenas. Viveu sempre nesta cidade-estado e lá morreu, nonagenário, por volta de 406/405 a.C. É o segundo dos três poetas trágicos canônicos, pois suas obras são posteriores às de Ésquilo e anteriores às de Eurípedes. Foi ainda em vida o mais bem-sucedido autor de tragédias do século V a.C. e os testemunhos antigos atribuem ao autor cerca de 120 tragédias e dramas satíricos, dos quais somente sete tragédias chegaram até nós na íntegra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *