Através do site Architecture and Design e com curadoria do arquiteto Khyber Alikhail, foi apresentada uma lista com as 50 Bibliotecas Mais Deslumbrantes do Mundo, e entre elas, mais especificamente em terceiro lugar, estava o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, fundada em 1837 por um grupo de 43 refugiados políticos portuguese que tinham como objetivo construir e promover a cultura naquela que era a capital do império.
Umas das mais célebres bibliotecas do mundo e talvez a mais importante da América Latina, todo o seu prédio foi construído nos moldes da arquitetura neomanuelina (caraterizada pela exuberância plástica, o naturalismo, a robustez, a dinâmica de curvas e o recurso a motivos inspirados na flora marítima e na náutica da época dos descobrimentos). Além de possuir forte referência ao Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa, a fachada foi trabalhada em pedra de lioz em Lisboa, trazida de navio para o Rio, pelo artesão Germano José Salle. As quatro estátuas que a adornam retratam Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama.
O Real Gabinete Português de Leitura além de ser a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, ainda recebe um exemplar de cada obra publicada em Portugal.
Com mais de 350.000 volumes a biblioteca já celebrou as cinco primeiras sessões da Academia Brasileira de Letras tendo Machado de Assis como seu presidente.
Confira a baixo as 10 primeiras Bibliotecas Mais Deslumbrantes do Mundo segundo o arquiteto Khyber Alikhail e o site Architecture e Design.
1. Biblioteca de Trinity College
2. Biblioteca Nacional de Praga
3. Real Gabinete Português de Leitura
8. Biblioteca Nacional da Áustria
10. Biblioteca Nacional da França
Confira aqui a lista completa com as 50 Bibliotecas Mais Deslumbrantes do Mundo.