A Ateliê Editorial e Cepe Editora realizam, na Livraria da Tarde, o lançamento da obra, em dois volumes, Crítica Reunida sobre Literatura Brasileira e Inéditos em Livros, de José Paulo Paes. A coletânea foi organizada por Fernando Paixão, poeta e professor de literatura no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, e Ieda Lebensztayn, crítica literária, pesquisadora e ensaísta. O evento, que contará com um bate-papo com os organizadores com a participação da professora e pesquisadora Eliane Robert Moraes, acontecerá na quinta-feira, 14 de setembro, a partir das 19h. A Livraria da Tarde fica localizada na rua Cônego Eugênio Leite, 956, em Pinheiros, São Paulo.
Estes dois volumes reúnem toda a produção crítica de Paes em torno a temas e escritores da literatura brasileira, publicada por ele em diversos livros ao longo de mais de quatro décadas. Complementa ainda uma seção de inéditos em livro, compilados do seu arquivo pessoal e de hemerotecas.
A reunião deste conjunto é importante porque revela em sua inteireza um pensador livre, maduro e distante dos liames acadêmicos. Interessado por temas e escritores diversos – de gregos a baianos, como costumava dizer –, suas análises contemplam a urdidura do texto em correlação estreita com o contexto e a biografia do autor. Páginas de um crítico refinado e original.
Poeta, crítico literário, tradutor e editor, José Paulo Paes foi um intelectual de primeira linha no Brasil do século XX. Sua formação começou pelos estudos de química, mas logo se voltou para o campo das letras, em que se tornou autodidata e criador incansável. Felizmente, teve reconhecimento em vida pelo seu trabalho e até se tornou figura pública. Faleceu em 1998.
ORGANIZADORES
Fernando Paixão nasceu em Portugal e vive em São Paulo desde a infância. De início teve uma longa carreira como editor profissional. Em 2009, ingressou na docência acadêmica no Instituto de Estudos Brasileiros, da USP. Estreou na poesia em 1980 e lançou vários livros, com destaque para Poeira (2001, Prêmio APCA) e Porcelana Invisível (2015). Publicou pela Ateliê Editorial: Narciso em Sacrifício – A Poética de Mário de Sá-Carneiro (ensaio), Palavra e Rosto, A Parte da Tarde e Manual do Estilo Desconfiado.
Ieda Lebensztayn é crítica literária, pesquisadora e ensaísta. Doutora em Literatura Brasileira pela USP. Fez pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros e na Biblioteca Brasiliana Mindlin. Autora de Graciliano Ramos e a Novidade: o Astrônomo do Inferno e os Meninos Impossíveis (Hedra, 2010). Organizou, com Thiago Mio Salla, os livros Cangaços – Graciliano Ramos (Record, 2014), Conversas – Graciliano Ramos (Record, 2014) e O Antimodernista: Graciliano Ramos e 1922 (Record, 2022). Com Hélio de Seixas Guimarães, os dois volumes de Escritor por Escritor: Machado de Assis Segundo Seus Pares, 1908-1939; 1939-2008 (Imesp, 2019). Com Hélio e Luciana Schoeps, Primeiras Edições de Machado de Assis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Publicações BBM, 2022). E, com Fernando Paixão, os dois volumes de José Paulo Paes: Crítica Reunida sobre Literatura Brasileira & Inéditos em Livros (Ateliê/Cepe, 2023).
TEXTOS DOS ORGANIZADORES
FERNANDO PAIXÃO: “Aliadas às outras qualidades do poeta-crítico, temos agora a oportunidade de observar com amplitude a excelência da sua reflexão sobre a literatura brasileira. Deparamos então com uma visão muito bem informada e formada, sem se fechar num gosto determinado e exclusivista. […] Se de um lado, valoriza a erudição e revisita autores da tradição, de outro sabe reconhecer a singularidade de escritores que fogem ao mainstream e se arriscam na busca de uma linguagem própria.”
IEDA LEBENSZTAYN: “Paes apreende os dilemas da arte social de Drummond: ao passar o real pelo crivo de sua subjetividade, o poeta o torna abstrato, sobressaindo uma metafísica angustiada, que se contrapõe à limitação do mundo objetivo […]. Destaque-se a análise da ‘forma humorística’ drummondiana, voltada contra a realidade capitalista ou contra o próprio comportamento pessoal.”