Notícias

Ateliê Editorial realizou o lançamento de ‘Ubiratan Machado, Bibliófilo e Leitor Exemplar’, livro em homenagem à trajetória do historiador literário e pesquisador bibliográfico

A Ateliê Editorial realizou, na última sexta-feira, dia 17 de março, na Editora da Universidade de São Paulo (EdUSP), o lançamento do livro Ubiratan Machado, Bibliófilo e Leitor Exemplar, organizado por Plinio Martins Filho e Alexei Bueno. A obra é uma celebração ao historiador literário e pesquisador bibliográfico, passando pela sua trajetória, assim como textos homenagens de Alexei Bueno, Carla Fernanda Fontana, Carlos Gustavo Araújo do Carmo, Cláudio Giordano, Felipe Rissato, Gabriel Kwak, Ivo Korytowski, José Pastore, Marisa Midori Deaecto e Plinio Martins Filho. O projeto gráfico é da Casa Rex.

O livro reúne alguns depoimentos de amigos e admiradores de Ubiratan Machado, assim como alguns de seus textos e breves informações bibliográficas, recolhidos como homenagem aos seus oitenta anos de um dos maiores pesquisadores literários do Brasil.

Para Ubiratan Machado: “Hoje, no crepúsculo da vida, inclino-me a admitir que o livro, além de ser o melhor amigo do homem, tem também vida própria. Os antigos comparavam-no a seres vivos, dotados de sensibilidade, caprichosos e originais. Concordo e acredito que eles, na ausência de seus donos, conversam entre si e até abandonam seu lugar na estante, cansados da posição vertical, para descansar, se deitando no chão e possivelmente até passeando pela casa”.

Confira abaixo fotos do dia do lançamento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *