A Ateliê Editorial acaba de publicar a obra O Que Quer um Professor? Queixa, Demanda e Desejo na Formação de Professores, de Fernanda Ferrari Arantes.
O livro aborda a educação inclusiva no campo escolar pelos viés sociológicos e psicológicos na formação dos professores e das professoras. A autora e pesquisadora parte das queixas e demandas desses profissionais para traçar um panorama de desafios e oportunidades para o ensino no Brasil.
Os leitores do Com a Palavra leram com exclusividade um trecho do capítulo Afinal, o Que Quer um Professor?, presente na obra:
Afinal, o Que Quer um Professor?
por Fernanda Ferrari Arantes
“Esta pesquisa teve como horizonte de trabalho analisar e discutir as queixas dos professores acerca do campo da formação docente. O interessante em dedicar-se a este estudo partiu, inicialmente, de um contexto específico da formação de professores voltadas para as questões da inclusão escolar. Diante de falas que formulam queixas sobre a falta de formação para ensinar crianças e jovens com deficiências, uma interrogação pôde ser formulada. Assim, entendendo que a queixa de professores não se resume apenas à educação inclusiva, mas dirige-se ao campo da formação em geral, este estudo buscou ampliar o escopo de pesquisa e investigar a queixa docente presente no campo da formação de professores. Baseados na formação lacaniana de que as palavras proferidas pelo sujeito de análise não representam exatamente o que ele pede ao analista, partimos da hipótese de que as queixas docentes não enunciam a real demanda dos professores, mas são compreendidas pelas instâncias formadoras como pedidos por mais formação e, consequentemente, atendidas por meio de um caráter de resolução funcional. Ao serem atendidas no registro da necessidade (que implica um objeto de satisfação), cria-se um descompasso ou uma desproporção entre o que pedem os professores e o que lhes é oferecido. A fim de aprofundar essa investigação, propusemo-nos a discutir e a problematizar a origem e os objetivos da formação continuada na contemporaneidade, que posiciona os professores em determinados lugares sociais, e a investigar a relação deles com os cursos de formação dos quais participam para localizar e entender o lugar da queixa na esfera formativa”.
FERNANDA FERRARI ARANTES Psicóloga, psicanalista, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Tem mais de vinte anos de experiência na Educação Básica, como professora, coordenadora pedagógica e coordenadora de práticas inclusivas. Atua como professora no Ensino Superior na formação de professores e em cursos de expansão e especialização em Psicanálise com crianças. A obra O Que Quer um Professor? se originou de sua Tese de Doutorado, defendida em março de 2023 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.