Notícias

Conheça a obra ‘Teoria Social Contemporânea’, de Patrick Baert e Filipe Carreira da Silva, lançamento da Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial, em coedição Laboratório de Redação, publica o livro Teoria Social Contemporânea, de Filipe Carreira da Silva e Patrick Baert. A capa é do Estúdio Claraboia. Acesse aqui.

Publicado pela primeira vez no Brasil, Teoria Social Contemporânea de Patrick Baert e Filipe Carreira da Silva investiga os desenvolvimentos de ponta da teoria social atual. A edição oferece uma pesquisa acessível e provocativa dos desdobramentos da teoria social, cobrindo uma série de figuras-chave e escolas clássicas de pensamento. Os autores preenchem a lacuna entre filosofia e teoria social, localizando as visões teóricas de nomes como Michel Foucault, Anthony Giddens e Jürgen Habermas dentro de tradições históricas mais amplas.

Baert e Carreira da Silva apontaram na introdução da obra: “Consideramos que a teoria social é uma reflexão relativamente sistemática, abstrata e geral acerca do funcionamento do mundo social. Por muito elementar que esta definição possa ser, decorrem dela uma série de consequências. Antes de mais nada, discutiremos apenas teorias que tenham atingido um elevado nível de abstração. Não queremos com isto, seguramente, dizer que estas teorias sociais sejam necessariamente independentes do estudo empírico da sociedade. Obviamente, algumas teorias mantêm a mais tênue das relações com a investigação empírica, enquanto outras dependem ou moldam grandemente a sociologia empírica. Mas, quer se baseiem em fundamentos empíricos ou não, o objetivo principal dos teóricos sociais é, obviamente, teorizar, existindo assim uma clara distinção entre a natureza abstrata da teoria social e as orientações práticas da sociologia empírica”.

Está incluído um novo material sobre sociologia pragmatista francesa, sociologia cultural e sobre pensadores sociais contemporâneos como Zygmunt Bauman, Ulrich Beck, Manuel Castells, Randall Collins, Michael Mann, Saskia Sassen e Theda Skocpol. Os autores concluem com uma nova agenda pragmatista ousada para as ciências sociais. Escrito em um estilo dinâmico e evitando jargões, Teoria Social Contemporânea é destinado a estudantes que desejam obter uma compreensão dos principais debates e dilemas que conduzem a teoria social – será uma introdução padrão à teoria social moderna para estudantes de sociologia, política e antropologia.

Para os autores: “‘Teoria Social Contemporânea’ constitui um passo a mais nesta tentativa de desenvolver uma abordagem neopragmatista da teoria e da investigação sociológica. Tal abordagem implica uma concepção do conhecimento não tanto como uma representação descritiva ou o reflexo fiel de uma realidade que lhe é externa, mas antes como uma intervenção ativa nessa mesma realidade. Mas, de modo ainda mais importante, esta perspectiva neopragmatista implica que a investigação sociológica não seja concebida como um simples dispositivo de teste ou prova, mas como uma oportunidade para o desenvolvimento daquilo que chamamos de “aquisição de conhecimento autorreferencial”, conducente a uma reflexão acerca de nós próprios (Bildung) e dos pressupostos sobre os quais se baseia a investigação, de forma a permitir a concepção de cenários sociopolíticos alternativos. Ao longo do livro, mostramos como diversas contribuições em história, arqueologia e antropologia operam de modo semelhante àquele que defendemos em teoria social”.

OS AUTORES

Filipe Carreira da Silva é teórico social português e pesquisador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e no Selwyn College, Cambridge. Ele é especialista em pragmatismo filosófico americano, teoria crítica e história intelectual do século XX.

Patrick Baert é sociólogo e teórico social belga, residente na Grã-Bretanha. Ele é professor de teoria social na Universidade de Cambridge e membro do Selwyn College, em Cambridge. Baert estudou na Vrije Universiteit Brussel e na Universidade de Oxford. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *