Notícias

Lançamento Ateliê Editorial: ‘As Letras na Terra do Brasil – Séculos XVI a XVIII (Uma Introdução)’, de Jean Pierre Chauvin e Marcelo Lachat

A Ateliê Editorial publica a obra As Letras na Terra do Brasil – Séculos XVI a XVIII (Uma Introdução), de Jean Pierre Chauvin e Marcelo Lachat

Neste volume, um olhar renovado sobre as práticas letradas do vasto território que viria a ser o Brasil ilumina um instigante panorama. Os ensaios sobre os diferentes gêneros de escrita então praticados, antes do estabelecimento do que hoje nomeamos literatura, põem em relevo a diversidade e a transnacionalidade das letras luso-brasileiras.

Com eles embarcamos numa jornada completa pelo mundo da cultura letrada e numa revisão crítica da história literária. Além da épica, da lírica e da sátira, são estudados o gênero histórico, a comédia nova, a gramática, as cartas, a oratória sacra, as narrativas alegóricas e a filosofia moral. Um painel vibrante da cultura das Terras do Brasil entre os séculos XVI e XVIII.

A perspectiva atualizada dos estudos aqui reunidos abarca autores conhecidos e menos conhecidos, trazendo-nos José de Anchieta, Bento Teixeira, Antônio Barbosa Bacelar, Soror Violante do Céu, Gervásio das Montanhas, Gregório de Matos, Silva Alvarenga, Manuel Botelho de Oliveira, Pero Vaz de Caminha, Antônio Vieira e Alexandre de Gusmão, entre outros, em discussões aprofundadas a cargo de especialistas. Uma leitura indispensável para aqueles que se interessam pelas letras luso-brasileiras (Sheila Hue)

Os Organizadores

Jean Pierre Chauvin é graduado em Letras pela USP, com mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma universidade, e pós-doutorado na Unifesp sobre a poesia lírica luso-brasileira que circulava no século XVIII. É professor livre-docente do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, atuando também nos Programas de Pós-Graduação em Letras da FFLCH/Unifesp e Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa, na FFLCH/USP. Dentre suas publicações, destacam-se os livros Estudos sobre a Épica Luso-Brasileira – Séculos XVI a XVIII  (2021) e a coletânea Ensaios sobre Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira (2022) – ambos organizados em parceria com Cleber Vinicius do Amaral Felipe (UFU).

Marcelo Lachat é graduado em Letras pela Unicamp, mestre e doutor em Literatura Portuguesa pela USP, com pós-doutorado pela Unifesp. É professor adjunto, na área de estudos literários, do Departamento de Letras da Unifesp, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Entre suas publicações, destaca-se o livro Saudades de Lídia e Armido, Poema Atribuído a Bernardo Vieira Ravasco: Estudo e Edição (2018).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *