Notícias

Lançamento Ateliê Editorial: ‘As Letras na Terra do Brasil – Séculos XVI a XVIII (Uma Introdução)’, de Jean Pierre Chauvin e Marcelo Lachat

A Ateliê Editorial publica a obra As Letras na Terra do Brasil – Séculos XVI a XVIII (Uma Introdução), de Jean Pierre Chauvin e Marcelo Lachat. O livro está com desconto especial de lançamento, por tempo limitado, no site da Ateliê Editorial – de R$92,00, por R$59,80.

Neste volume, um olhar renovado sobre as práticas letradas do vasto território que viria a ser o Brasil ilumina um instigante panorama. Os ensaios sobre os diferentes gêneros de escrita então praticados, antes do estabelecimento do que hoje nomeamos literatura, põem em relevo a diversidade e a transnacionalidade das letras luso-brasileiras.

Com eles embarcamos numa jornada completa pelo mundo da cultura letrada e numa revisão crítica da história literária. Além da épica, da lírica e da sátira, são estudados o gênero histórico, a comédia nova, a gramática, as cartas, a oratória sacra, as narrativas alegóricas e a filosofia moral. Um painel vibrante da cultura das Terras do Brasil entre os séculos XVI e XVIII.

Jean Pierre Chauvin é graduado em Letras pela USP, com mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma universidade, e pós-doutorado na Unifesp sobre a poesia lírica luso-brasileira que circulava no século XVIII. É professor livre-docente do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, atuando também nos Programas de Pós-Graduação em Letras da FFLCH/Unifesp e Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa, na FFLCH/USP. Dentre suas publicações, destacam-se os livros Estudos sobre a Épica Luso-Brasileira – Séculos XVI a XVIII  (2021) e a coletânea Ensaios sobre Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira (2022) – ambos organizados em parceria com Cleber Vinicius do Amaral Felipe (UFU).

Marcelo Lachat é graduado em Letras pela Unicamp, mestre e doutor em Literatura Portuguesa pela USP, com pós-doutorado pela Unifesp. É professor adjunto, na área de estudos literários, do Departamento de Letras da Unifesp, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Entre suas publicações, destaca-se o livro Saudades de Lídia e Armido, Poema Atribuído a Bernardo Vieira Ravasco: Estudo e Edição (2018).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *