Notícias

Leia um trecho de ‘Paixão & Poesia’, nova obra de Adélia B. Meneses

A Ateliê Editorial publica o mais novo livro de crítica literária da pesquisadora e professora Adélia B. Meneses. Em Paixão & Poesia, como escreveu Roberto Gambini no texto de orelha: “a autora estuda a “paixão” em seus mais variados tons e matizes, enfatizando sempre que são os poetas aqueles que sabem nomear estados, contradições, e dinâmicas ocultas da alma, aquilo que em muitos casos nem mesmo a psicologia alcança”. Aproveite o desconto de lançamento – de R$73,00 R$36,50 no site da Ateliê Editorial.

Mais do que definir, este livro pretende ilustrar o amor-paixão, apontando uma série de paradigmas literários, da Antiguidade aos dias de hoje. Não teoriza propriamente sobre a paixão: dos exemplos levantados, o que interessa não é um conceito, mas uma experiência de paixão que os textos registram: a literatura, antes de mais nada, é veículo de experiência humana.

Adélia Bezerra de Meneses, doutora pela USP em Teoria Literária, lecionou Literatura Brasileira na Technische Universität de Berlim e é professora de Teoria Literária na USP e na Unicamp. Pela Ateliê, publicou Desenho Mágico – Poesia e Política em Chico Buarque (ganhador do Prêmio Jabuti 1982), Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque, As Portas do Sonho e Cores de Rosa.

Leia um trecho da obra:

Nos vários textos que tratam amor-paixão, do amor passional, essa coisa que se experimenta é sentida como algo que faz sofrer. Por que sofrimento? Por que essa rima inevitável do amor com dor? Efetivamente, a percepção da solidão, a saudade de uma unidade primordial, a nostalgia da completude nos impelem ao encontro com o Outro. Essa sensação de incompletude é radicalizada – e atualizada em ermos de mutilação – nas separações efetivas. A literatura, em geral, e a poesia, de maneira especial – mas também o teatro, a música popular – estão cheios de exemplos disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *