Notícias

Manuel Bandeira na Ateliê Editorial

undefined

Dia 19 de abril 1886 nascia um dos maiores poetas do Brasil: Manuel Bandeira. Manuel Bandeira (Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho), professor, poeta, cronista, crítico e historiador literário, nasceu no Recife, PE, em 19 de abril de 1886, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 13 de outubro de 1968.

Obras sobre Manuel Bandeira na Ateliê Editorial

418

Manuel Bandeira e a Música – com Três Poemas Visitados (CLIQUE AQUI)

O que pode ser considerado música nos versos metrificados ou livres de Bandeira? Pedro Marques desenvolve, neste estudo, um método próprio de leitura para sondar a musicalidade de sua produção lírica. A primeira parte do livro aborda a interação de Bandeira com alguns compositores brasileiros e sua influência em nossa moderna música de câmara. A segunda parte traz estudos de caso a partir de três livros do escritor. Pedro Marques é doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, além de poeta e compositor.

Pedro Marques é doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp. Editor e colaborador da Revista de Poe­sia Lagartixa e do site Crítica & Companhia. Organizou a Antologia da Poesia Parnasiana Brasileira e co-organizou a Antologia da Poe­sia Romântica Brasileira, ambas em 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *