Notícias

Plinio Martins Filho participa ao vivo do programa Sabatina, da Publishnews, nesta terça-feira, às 15h

O editor Plínio Martins Filho é o convidado da Sabatina PublishNews desta terça-feira (25). O programa é transmitido ao vivo às 15h, pelos canais do PN: Youtube, Facebook e Linkedin. Depois, a entrevista fica disponível em vídeo, podcast e como matérias no site e na newsletter.

Plínio Martins Filho é mestre e doutor em Editoração pela ECA-USP, onde leciona, e atua no mercado editorial há 50 anos. Perspectiva, Edusp e Ateliê Editorial são editoras que se confundem com a sua própria história.

Após iniciar seu trabalho na Perspectiva, sob a mentoria de Jacó Guinsburg, e permanecer na editora por 18 anos, Plínio foi para a Edusp, onde participou da publicação de mais de 1,6 mil livros – 80 deles receberam o Prêmio Jabuti. Na Ateliê Editorial, se dedica com esmero à publicação de livros com toques artesanais.

Dono de opiniões particulares sobre o mercado editorial brasileiro, também é autor e organizador de vários livros, entre eles Edusp – Um projeto editorial e Manual de editoração e estilo, vencedor em 2017 do Prêmio Jabuti de melhor livro de Comunicação. Coordena a coleção Artes do Livro, da Ateliê Editorial, e é editor da LIVRO – Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição da USP.

Recentemente, foi publicada pela editora WMF Martins Fontes a obra Plinio Martins Filho, Editor de Seu Tempo, de Ulisses Capozzoli, que narra a trajetória de vida e trabalho editorial de Plinio Martins Filho. No livro, Capozzoli não se limita à narrativa do biografado, mas a insere no quadro muito mais amplo da historicidade, acompanhando a trajetória e as contribuições de editores internacionais.

O editor será entrevistado por uma bancada composta por Jean-Pierre Chauvin, professor associado do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde pesquisa e leciona Cultura e Literatura Brasileira; Ana Lima Cecilio, editora formada em Filosofia, há 20 anos no meio editorial, com passagens pela Carambaia e pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, entre outros, e atualmente gerente de conteúdo da Livraria Dois Pontos. Talita Facchini, editora-assistente do PublishNews, apresenta o programa, e Beatriz Sardinha, estudante da ECA-USP e estagiária da redação do PN, completa a bancada.


A Sabatina já recebeu nomes como Ana Maria Gonçalves, escritora; Sônia Machado Jardim, presidente do Grupo Editorial Record; Dante Cid, presidente do SNEL; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Marcus Teles, diretor da Livraria Leitura; Marcos da Veiga Pereira, ex-presidente do SNEL, Marcos Guedes, ex-CEO da Saraiva; Luiz Schwarcz, CEO da Companhia das Letras; Lucia Riff, fundadora da Agência Riff; Eduardo Giannetti, autor e economista; o também autor Ilko Minev; e a CEO da Editora Gente e ex-presidente da CBL, Rosely Boschini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *