Descrição
Explicações e Agradecimentos
1. Semiótica e Canção Popular
1. Introdução
2. Nossos Objetivos
3. Uma Questão de Ordem
2. O Problema da Transgressão
1. Greimas e a Primeira Definição de Transgressão
2. Primeiras Implicações do Conceito de Transgressão
3. A Transgressão e sua Base Narrativa
4. A Transgressão numa Perspectiva Passional
5. A Transgressão e a Questão do Outro
3. Mar e Lua
1. O Amor Proibido – o Espaço da Transgressão
2. O Amor Urgente – Paixões e Mobilização
3. O Amor Serenado – a Infância da Enunciação
4. O Mar e a Lua – “Verdadeira Medalha de Duas Faces”
5. A Melodia – Para Não Dizer que Não Falei das Canções
6. O Fingimento do Cancionista – Limites da Interpretação
4. Uma Canção Desnaturada
1. O Amor Materno – um Problema de Tensividade
2. Um Corpo Desnaturado – a Transgressão Virtualizada
3. As Astúcias de uma Canção – o “Futuro do Passado”
4. O Grão da Voz – a Questão da Manifestação
5. Temas e Paixões – a Hora e a Vez da Melodia
6. O Contexto – uma Questão Polêmica
5. Não Sonho Mais
1. A Interpretação dos Sonhos – um Mistério Tensivo
2. Um Pesadelo Desejado – a Hipótese de Vingança
3. O Sonho Enunciado – uma Estratégia Argumentativa
4. O Plano da Expressão – Ritmo, Arranjo e Função Poética
5. Samba de uma Nota Só – a Previsibilidade Melódica
6. Música e Cinema – a Vingança Realizada
6. À Guisa de Conclusão
1. Disseminação e Recolha
2. Transgressão e Canção Popular
3. Mar e Lua
4. Uma Canção Desnaturada
5. Não Sonho Mais
6. Palavras Finais
Apêndice – Letras e Esquemas Melódicos das Canções Analisadas
1. Mar e Lua
2. Uma Canção Desnaturada
3. Não Sonho Mais
Bibliografia
Avaliações
Não há avaliações ainda.