Chico Buarque: A Transgressão em Três Canções
Autor: Eduardo Calbucci
R$ 85,00
Assunto: Comunicação, Crítica literária, Música, Semiótica
Nessa obra, o professor Eduardo Calbucci nos traz a análise semiótica de três canções de Chico Buarque: Mar e Lua, Uma Canção Desnaturada e Nâo Sonho Mais. Um livro importante e esclarecedor da obra do grande Chico Buarque.
“Em 1968, Sérgio Buarque de Holanda deu um histórico depoimento sobre o filho: ‘Desde menino, sempre se interessou por música e futebol. Da música popular, seus ídolos eram Ismael Silva, Caymmi e Ataulfo Alves. Mais tarde, João Gilberto. A música é responsável por ele ter abandonado o curso de arquitetura. Eu sei o que eu estou falando. Sou seu pai há 23 anos’. Aliás, eis o passe de letra de pai para filho: ‘O Chico não é meu filho; eu é quem sou o pai dele’.
Em 2003, Eduardo Calbucci defendeu sua dissertação de mestrado, golaço nas Letras da USP. Passados 21 anos, no 80° aniversário do ‘Velho Francisco’, finalmente (quem sabe faz – agora – a obra) este presente da Ateliê Editorial nos chega às mãos.
Em Pra Ninguém, Caetano cantou a bola: ‘Melhor do que isso só mesmo o silêncio / Melhor do que o silêncio só João’. Este é um livro Paratodos!” [Paulo César de Carvalho]
Capa: Casa Rex
Leia uma entrevista com Eduardo Calbucci sobre o livro Chico Buarque – A Transgressão em Três Canções – clique aqui
Descrição
Descrição
Explicações e Agradecimentos
1. Semiótica e Canção Popular
1. Introdução
2. Nossos Objetivos
3. Uma Questão de Ordem
2. O Problema da Transgressão
1. Greimas e a Primeira Definição de Transgressão
2. Primeiras Implicações do Conceito de Transgressão
3. A Transgressão e sua Base Narrativa
4. A Transgressão numa Perspectiva Passional
5. A Transgressão e a Questão do Outro
3. Mar e Lua
1. O Amor Proibido – o Espaço da Transgressão
2. O Amor Urgente – Paixões e Mobilização
3. O Amor Serenado – a Infância da Enunciação
4. O Mar e a Lua – “Verdadeira Medalha de Duas Faces”
5. A Melodia – Para Não Dizer que Não Falei das Canções
6. O Fingimento do Cancionista – Limites da Interpretação
4. Uma Canção Desnaturada
1. O Amor Materno – um Problema de Tensividade
2. Um Corpo Desnaturado – a Transgressão Virtualizada
3. As Astúcias de uma Canção – o “Futuro do Passado”
4. O Grão da Voz – a Questão da Manifestação
5. Temas e Paixões – a Hora e a Vez da Melodia
6. O Contexto – uma Questão Polêmica
5. Não Sonho Mais
1. A Interpretação dos Sonhos – um Mistério Tensivo
2. Um Pesadelo Desejado – a Hipótese de Vingança
3. O Sonho Enunciado – uma Estratégia Argumentativa
4. O Plano da Expressão – Ritmo, Arranjo e Função Poética
5. Samba de uma Nota Só – a Previsibilidade Melódica
6. Música e Cinema – a Vingança Realizada
6. À Guisa de Conclusão
1. Disseminação e Recolha
2. Transgressão e Canção Popular
3. Mar e Lua
4. Uma Canção Desnaturada
5. Não Sonho Mais
6. Palavras Finais
Apêndice – Letras e Esquemas Melódicos das Canções Analisadas
1. Mar e Lua
2. Uma Canção Desnaturada
3. Não Sonho Mais
Bibliografia
Informação adicional
Informação adicional
Peso | 0,620 kg |
---|---|
Dimensões | 14 × 21 × 1,3 cm |
Ano |
2024 |
Edição |
1a edição |
Encadernação |
brochura |
ISBN |
978-65-5580-140-8 |
Páginas |
256 |
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Autores
Autores

Eduardo Calbucci é formado em Jornalismo pela USP, onde obteve também os títulos de mestre e doutor no Programa de Semiótica e Linguística Geral. É professor, palestrante e autor de materiais didáticos para Educação Básica há quase 30 anos. Já desenvolveu projetos na área de educação para o Museu da Língua Portuguesa e para a TV Cultura. É autor de A Enunciação em Machado de Assis, publicado em 2010 pela Nankin e pela Edusp.
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