Escola de Semiótica – A Experiência de Tártu-Moscou para o Estudo da Crítica
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A cultura como texto: essa é a chave mestra da abordagem que floresceu nos anos 1950 e ficou conhecida como Escola de Tártu-Moscou. A semiótica russa é, ainda hoje, uma referência para os estudos da arte, da religião e de todas as outras formas de expressão do homem. A atualidade dessa formulação teórica é evidente. Afinal, o surgimento das tecnologias de comunicação e a expansão de seus códigos estão diretamente vinculados às relações que os sistemas culturais mantêm entre si.
Descrição
Preâmbulo
Nota sobre a Grafia dos Nomes Russos
1. Introdução
- Um Projeto Semiótico para o Estudo da Cultura
- Recuperação de um Forte Legado Semiótico
- Traços de uma Semiótica Sistêmica
- O Exercício Semiótico da Escola de Tártu-Moscou
- O Núcleo Conceitual Duro da Semiótica da Cultura
- Início de uma Outra História
- Os Sistemas Modelizantes da Cultura
- Teses para uma Análise Semiótica da Cultura
- Campo Transdisciplinar da Semiótica da Cultura
- Desdobramentos da Escola de Tártu-Moscou
- Bibliografia
2. A Escola
- A Escola de Tártu como Escola – Peeter Torop
- A Escola como uma Corrente Científica
- A Escola como Teoria
- A Escola como Academia
- A Escola como Faculdade
- A Escola como Universidade
3. As Teses
- Teses para uma Análise Semiótica da Cultura (Uma Aplicação aos Textos Eslavos) – V. V. Ivánov; I. M. Lótman; A. M. Piatigórski; V. N. Topórov; B. A. Uspiênski
- Postscriptum às Teses Coletivas sobre a Semiótica da Cultura – Iúri M. Lótman e Bóris A. Uspiênski
4. Metalinguagem
- Competência Semiótica
- Modalização e Competência Interpretativa
- Modelização e Competência Metalinguística
- Modelização como Metáfora Epistemológica da Semiose
- Alfabeto Semiótico e Terminologia Científica
- Vocabulário Básico de Semiótica da Cultura
- Bibliografia
Apêndice
- Projeções da Semiótica da Cultura no Brasil
- História Textual
- Semiótica da Cultura como Programa de Defesa da Semiodiversidade
Bibliografia
Índice Remissivo
Informação adicional
Peso | 0,45 kg |
---|---|
Dimensões | 14 × 21 cm |
Encadernao | |
ISBN |
85-7480-117-8 |
Pginas |
192 |
Edio |
1ª |
Ano |
2003 |
Encardenao |
Brochura |
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Autores
Irene Machado é professora de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e editoria da revista Galáxia. Publicou, entre outros, Analogia do Dissimilar: Bakhtin e o Formalismo Russo e O Romance e a Voz: A Prosaica Dialógica de Makhail Bakhtin.
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