Notícias

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES – Ateliê Editorial e Balada Literária promovem o curso online ‘TRAGÉDIA GREGA: SÓFOCLES E OS SINAIS DOS DEUSES’, com a professora Beatriz de Paoli – Aproveite os 20% de desconto

Ateliê Editorial e a Balada Literária promovem o curso online TRAGÉDIA GREGA: SÓFOCLES E OS SINAIS DOS DEUSES, com a professora Beatriz de Paoli, que tem textos publicados na coleção das Tragédias de Sófocles – publicada pela Ateliê Editorial em coedição Mnēma. Serão sete encontros via plataforma Zoom, às terças-feiras, de 8 de agosto até 19 de setembro, sendo um encontro por semana, das 20h às 21h30 (1h30 de aula), o valor de investimento é de R$900,00 – podendo ser parcelado em até 3x no cartão de crédito. Outras formas de pagamento: pix, boleto bancário e cartão de débito. As matrículas são exclusivas pelo site da Balada Literária (www.baladaliteraria.com.br). Gravações disponíveis para o pessoal inscrito até o dia 26 de setembro.

Nesses últimos dias de inscrições, a Balada Literária está oferecendo 20% de desconto (aplicar o cupom #beatrizsofocles no momento da compra).

INSCRIÇÕES AQUI

TRAGÉDIAS COMPLETAS DE SÓFOCLES 

Publicados desde 2022, a coleção já conta com 4 volumes — Ájax, As Traquínias e, os mais recentes, Antígona e Édipo Rei — e terá seus próximos volumes — ElectraFiloctetes e Édipo em Colono — publicados ao longo de 2023. As edições são bilíngues e contam com aparatos teóricos (glossário mitológico e ensaios críticos) para a melhor compreensão da poesia trágica de Sófocles.

Saiba mais sobre cada título e acompanhe os lançamentos nos sites das editoras – Ateliê Editorial (clique aqui); Editora Mnēma (clique aqui).

Obras da coleção já publicadas

SOBRE O CURSO

1. Encontro: ÁJAX. O vaticínio de Calcas em Ájax. (8 de agosto)

Adivinhação em Sófocles: principais características; Calcas, o adivinho; o vaticínio de Calcas e sua relação com os temas centrais da tragédia, como a relação entre deuses e mortais, a instabilidade da vida humana e os limites de seu conhecimento.

2. Encontro: AS TRAQUÍNIAS. Zeus, o carvalho, duas pombas e um centauro. (15 de agosto)

Os três oráculos que perpassam a tragédia e o problema de sua interpretação; o oráculo de Zeus em Dodona; a relação entre oráculo e enigma; a instabilidade e a imprevisibilidade da vida dos mortais.

3. Encontro: ANTÍGONA. Creonte e Tirésias. (22 de agosto)

O adivinho Tirésias e seu vaticínio; as artes divinatórias de Tirésias; o embate entre Tirésias e Creonte; vaticínio e o tempo dos acontecimentos; a relação entre vaticínio e maldição.

4. Encontro: ÉDIPO REI. Tríplices caminhos, múltiplos oráculos. (29 de agosto)

O oráculo de Apolo em Delfos; a ambiguidade da palavra oracular; a relação entre oráculo, vaticínio, maldição e o enigma da Esfinge; o embate entre Tirésias e Édipo; o erro de interpretação do oráculo como falha trágica (hamartia).

5. Encontro: ELECTRA. O oráculo e o sonho. (5 de setembro)

O oráculo de Apolo; oráculo como motor da ação trágica; diferenças e semelhanças entre o oráculo de Apolo em Ésquilo e Sófocles; o sonho como forma de adivinhação; o sonho de Clitemnestra; diferenças e semelhanças entre o sonho de Clitemnestra em Ésquilo e Sófocles; a relação entre oráculo, sonho e justiça.

6. Encontro: FILOCTETES. O arco, o vaticínio e a epifania. (12 de setembro)

O vaticínio de Heleno; o adivinho Heleno; a relação entre verdade e mentira e entre multiplicidade e unidade nas diferentes formulações do vaticínio; a epifania de Héracles e seu vaticínio; convergência entre ação humana e desígnios divinos.

7. Encontro: ÉDIPO EM COLONO. Édipo entre vaticínio, oráculo e maldição. (19 de setembro)

Édipo e sua relação com o oráculo de Apolo; o oráculo sobre a morte de Édipo; a maldição de Édipo como vaticínio; Édipo como exímio intérprete dos sinais dos deuses.

A PROFESSORA

Beatriz de Paoli ministra curso sobre as tragédias de Sófocles

BEATRIZ DE PAOLI: Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Teoria Literária também pela Universidade de Brasília (2004) e Doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2015). É Professora Adjunta de Língua e Literatura Grega na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) durante o biênio 2018-2019. Atualmente é editora associada da Archai – Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental (Cátedra Unesco Archai-UnB) e do Podcast Archai (Cátedra Unesco Archai-UnB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, pesquisando principalmente os seguintes temas: adivinhação, sonhos e tragédia grega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *