Nesta semana, a coluna Página Cinco, do UOL, do jornalista Rodrigo Casarin, teve como convidado, em seu podcast, o historiador Hilário Franco Junior. O papo, intitulado A vida de Dante Alighieri e os caminhos para encarar ‘A Divina Comédia’, passou por diversos temas sobre a obra. A entrevista está disponível no Youtube (link abaixo) e no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud.
Hilário Franco Júnior nasceu em São Paulo. Professor aposentado do Depto. de História-USP, doutorou-se nessa instituição e fez o pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales com Jacques Le Goff. Dentre seus livros estão A Eva Barbada. Ensaios de Mitologia Medieval (Prêmio Jabuti 1997), Cocanha. A História de um País Imaginário (Prêmio Jabuti 1999, Prêmio Oliveira Martins Especial do Júri 2000, Prêmio Finale Ligure di Storia Medievale 2001 pela edição italiana desse livro), A Dança dos Deuses. Futebol, Sociedade, Cultura. Publicou pela Ateliê Editorial: Cocanha. Várias Faces de uma Utopia; Dante – O Poeta do Absoluto e Em Busca do Paraíso Perdido: As Utopias Medievais (coedição Editora Mnêma).
Conheça a edição da Divina Comédia da Ateliê Editorial
Nos 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321), a Ateliê Editorial reedita a Divina Comédia, uma das obras-primas da literatura mundial. E reedita mantendo o texto e o projeto gráfico inovador da edição anterior (leitura descendente nos círculos do Inferno e leitura ascendente no Paraíso). Além de trazer de volta a primorosa tradução do erudito italiano João Trentino Ziller publicada originalmente em 1953, em Minas Gerais – a presente reedição do poema oferece as ilustrações de Sandro Botticelli, perdidas durante séculos e identificadas somente na década de 1980. Adquire o seu exemplar no site da Ateliê Editorial (CLIQUE AQUI).