B’nai B’rith Brasil | Posts Recentes | 01 de dezembro de 2014
No livro “Os Dez Mitos sobre os Judeus”, Maria Luiza Tucci Carneiro, historiadora da USP, analisa dez entre os mitos mais arraigados sobre os judeus, que têm contribuído para a persistência do antissemitismo. A obra será lançada no dia 4 de dezembro, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila – Shopping Higienópolis, em São Paulo, com a presença da autora.
Publicado pela Ateliê Editorial, com o apoio da CONIB, o livro é composto por textos breves, independentes, sem ordem obrigatória de leitura. Estes são os mitos abordados:
Mito 1: Os judeus mataram Cristo
Mito 2: Os judeus são uma entidade secreta
Mito 3: Os judeus dominam a economia mundial
Mito 4: Não existem judeus pobres
Mito 5: Os judeus são avarentos
Mito 6: Os judeus não têm pátria
Mito 7: Os judeus são racistas
Mito 8: Os judeus são parasitas
Mito 9: Os judeus controlam a mídia
Mito 10: Os judeus manipulam os Estados Unidos
O antropólogo Kabengele Munanga escreve no prefácio “São mitos construídos para reificar e atualizar os sentimentos de discriminação, hostilidade e ódio que remontam à noite dos tempos. Eles nos transportam ao coração da função política e ideológica dos mesmos”.
Estudiosa de diversas minorias sob o viés da intolerância e dos direitos humanos, a autora pretende escrever outras obras para análise dos mitos sobre grupos como ciganos, negros, indígenas, homossexuais.
Tucci Carneiro é diretora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER) e do Arquivo Virtual sobre o Holocausto e Antissemitismo (Arqshoah) da Universidade de São Paulo. Entre seus temas de estudo estão o racismo e o antissemitismo, a repressão às minorias, a censura no Brasil, os refugiados do nazi fascismo. Seu livro ”Cidadão do Mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos Refugiados do Nazismo” foi recentemente lançado na Alemanha
Conheça também outras obras publicas pela autora no site da Ateliê.
1 thoughts on “Historiadora Tucci Carneiro aborda em livro os mitos mais arraigados sobre os judeus”