A fotógrafa Sandra Pagano conversou com a Ateliê sobre o varal fotográfico que aconteceu no dia 16 de outubro, no bairro do Jardins, em São Paulo. Ela organizou o evento junto com o grupo de fotógrafos Amadores e Profissionais de São Paulo (APSP), que já planejam o II Varal Fotográfico.
Como surgiu a ideia do Varal Fotográfico?
Trabalhei no Rio de Janeiro este ano e fui num varal fotográfico do clube FotoRio, num lugar charmoso no centro da cidade e voltei certa da ideia de fazer um. Além disso, meio ambiente sempre foi uma das minhas preocupações.
Conte-nos um pouco da sua experiência em organizar um evento como esse.
Eu já trabalhei na produção de alguns eventos, então formar o projeto para o Varal Fotográfico não foi complicado. O lance é que o projeto cresceu além do que nós estávamos esperando e, com isso, detalhes eram acrescentados todos os dias. O evento tomou proporções maiores e exigiu muito tempo pra organizar.
Fale um pouco sobre o apoio/resistência das pessoas por uma causa como essa.
Sinceramente, eu me surpreendi! A receptividade foi ótima. Tivemos apoio de mais de 70% de quem contactamos e ainda surgiram empresas e sites engajados oferecendo apoio sem pedirmos. O patrocínio para a impressão dos folders foi o mais difícil e acabou saindo de dentro do nosso grupo de fotografia, o que demonstrou que tínhamos união e todos acreditavam na idéia. Mas no geral, recebi incentivo das empresas, o que demonstra que elas estão mais humanizadas.
Você pode descrever um pouco das reações das pessoas durante o Varal Fotográfico?
O pouco que percebi é que gostaram muito. Olhavam atentamente para cada fotografia e levavam o folder pra casa. O público foi bem variado, de todas as classes sociais e isso pra mim valeu. Nós queríamos atingir o ser humano e não um público específico, pois o planeta é de todos.
Muito obrigada Daniel e equipe do Atelie Editorial!
O apoio de vcs foi muito bacana; antes, durante e depois do evento.
Que venham outros!
sucesso pra vcs!
Sandra Pagano