Com a Palavra

Com a Palavra n.14 – O Que Quer um Professor?

A Ateliê Editorial publica a obra O Que Quer um Professor? Queixa, Demanda e Desejo na Formação do Professor, de Fernanda Ferrari Arantes.

O livro aborda a educação inclusiva no campo escolar pelos viés sociológicos e psicológicos na formação dos professores e das professoras. Além disso, discute acerca das práticas educativas no ensino. A autora e pesquisadora joga luz a respeito da relação professor-aluno na diversa maneira no processo de ensino e aprendizagem.

Os leitores do Com a Palavra podem conferir abaixo um trecho exclusivo da obra:

A “boa” formação de professores como produtora da relação de alienação entre os docentes e os saberes
por Fernanda Ferrari Arantes

Seguindo a linha do discurso pedagógico hegemônico, na atualidade, banhado pelo ideal tecnocientífico, a crença dos dirigentes – sejam estatais ou de parceiros – que definem o objeto e/ou conteúdo a ser estudado e aprendido pelos professores é a de que eles teriam a “‘resposta certa’ que satisfaria aos educadores. Uma resposta para retirá-los do ponto de paralisação em que se encontram”. As insistências que oferecem formação aos professores, sejam os dirigentes estatais, sejam fundações articuladas ao Estado, estão em relação direta a eles e se colocam no lugar de quem sabe o que eles precisam. Ao se posicionarem como detentores do saber, colocam-se no lugar de quem guarda as resposta sobre ensinar.

A despeito de sua perspectiva teórica, Maurice Tardif reforça essa ideia ao dizer que o corpo docente não participa das definições e da seleção dos saberes que tanto a universidade quanta a escola transmitem, ficando essa função a cargo dos dirigentes, universidades e formadores universitários.

[…] Os cursos de formação continuada focam no que acreditam ser o que falta aos professores: informação, como se fosse apenas um déficit de conteúdo. Essa concepção de que aos professores faltam informações e conteúdos para que possam ensinar com qualidade remetem à mesma perspectiva: a da ignorância. Leny Mrech destaca que a crença educativa é de que o professor, por não ter o saber, precisa obtê-lo por meio de mais – e novas – (in)formações ou propostas formativas. Segundo a autora, os professores universitários que trabalham com formação e os pesquisadores em educação têm dado resposta imediata a essas questões. Em suas palavras: “Falta informação. É apenas uma questão de conteúdo. […] Trata-se de um problema de formação. É preciso que o professor aprenda a aprender”.

FERNANDA FERRARI ARANTES – Psicóloga, psicanalista, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Tem mais de vinte anos de experiência na Educação Básica, como professora, coordenadora pedagógica e coordenadora de práticas inclusivas. Atua como professora no Ensino Superior na formação de professores e em cursos de expansão e especialização em Psicanálise com crianças. A obra O Que Quer um Professor? se originou de sua Tese de Doutorado, defendida em março de 2023 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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