Notícias

DE VOLTA AO CATÁLOGO: ‘Do Socialismo Soviético ao Capitalismo Russo’, de Lenina Pomeranz, da Coleção 100 Anos da Revolução Russa

De volta ao catálogo da Ateliê Editorial o livro Do Socialismo Soviético ao Capitalismo Russo, de Lenina Pomeranz, da coleção 100 Anos da Revolução Russa. A obra descreve e analisa a angustiante passagem da economia socialista soviética para o sistema capitalista russo, englobada naquilo que a autora denominou a transformação sistêmica. Nela são abordados os dois elementos básicos do processo: a transformação das instituições estatais, adequando-as ao funcionamento da economia de mercado; e a privatização da propriedade pública.

Para a autora: “Este livro é o resultado das pesquisas e análises que fiz sobre o processo de transformação sistêmica da Rússia, entendendo por transformação sistêmica a passagem do país do sistema socialista para o sistema capitalista, ambos com suas peculiaridades”.

Dividido em duas partes, o livro tem um trabalho minucioso de apresentar um contexto importante no século XX e que mudou completamente as relações políticas, sociais e econômicas no mundo. Exemplos dos capítulos Formação e Configuração do Sistema; Perestroika e Glasnost: Tentativa Derradeira de Construção do Socialismo de Face Humana; A Construção da Nova Rússia Capitalista; A Consolidação da Nova Rússia Capitalista; e Síntese do Processo de Transformação Sistêmica.

Segundo o historiador Felipe Castilho de Lacerda: “Lenina Pomeranz, professora associada da FEA-USP, é, certamente, a pessoa indicada para a elaboração de uma tal obra. Além de ter sido organizadora de Perestroika. Desafios da Transformação Social na URSS (1990), a autora doutorou-se em planejamento econômico na Rússia soviética, tendo anteriormente sido aluna dos célebres economistas poloneses, Michal Kalecki e Oskar Lange. Por tudo isso, a obra oferecida pela Ateliê Editorial tornar-se-á, sem dúvida, bibliografia inescapável ao público acadêmico e geral que se interessa pela temática”.

Lenina Pomeranz é professora livre-docente associada do Departamento de Economia da FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP – Universidade de São Paulo. Fez o seu doutoramento no Instituto Plejanov de Moscou, de Planejamento da Economia Nacional e pós-doutoramento na Boston University, com bolsa Fulbright.  A sua pesquisa sobre o processo de transformação sistêmica da Rússia teve início com o acompanhamento da Perestroika, como a primeira pesquisadora a implementar um programa de cooperação entre o Instituto da América Latina da Academia de Ciências da URSS e a USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *