Descrição
PREFÁCIO – João Angelo Oliva Neto
ORLANDO FURIOSO
CANTO XXIV – Ferocidade de Orlando Furioso – Zerbino, em defesa da honra de Orlando, enfrenta Mandricardo e morre nos braços de Isabel.
CANTO XXV – Rogério salva Ricardete que, confundido com a irmã, vivera insólita aventura – Notícia da prisão dos primos de Ricardete – Em carta a Bradamante, Rogério desculpa-se pela demora em se fazer cristão.
CANTO XXVI – Libertação dos prisioneiros – As misteriosas esculturas de Merlim – Marfisa, ameaçada, defende-se – A Discórdia, satisfeita, deixa os mouros – Rogério e Marfisa vão a Paris para lutar contra seus opositores.
CANTO XXVII – Rodomonte e Mandricardo vão a Paris e unem-se a Rogério e Marfisa – Grande derrota dos cristãos – Miguel pune a Discórdia e exige-lhe voltar aos adversários – Disputas entre os mouros – Marfisa prende o ladrão Brunel – Agramante pede a Doralice que escolha um dos pretendentes – Rodomonte, preterido, deixa o campo.
CANTO XXVIII – A novela do hospedeiro – Rodomonte recebe Isabel e o eremita.
CANTO XXIX – Isabel engana o sedutor e salva-se, morrendo – Rodomonte faz-se guardião do túmulo, mas Orlando derrota-o e comete loucuras, perseguindo Angélica.
CANTO XXX – Orlando, entre loucuras, atravessa o mar – Tríplice desavença no campo mouro – Rogério, ferido, deixa Bradamante à espera.
CANTO XXXI – Rinaldo e os seus vão a Paris e Guido Selvagem os acompanha – Flordeliz dá-lhes notícia da loucura de Orlando – Brandimarte quer ajudar Orlando e cai prisioneiro de Rodomonte – Incursão no campo mouro – Agramante foge para Arles.
CANTO XXXII – Agramante e os mouros recebem ajuda de Marfisa – Bradamante busca morrer em combate – A comitiva da Ilha Perdida – A Roca de Tristão.
CANTO XXXIII – As pinturas misteriosas revelam as invasões da Itália – Peripécias de Bradamante e Rinaldo – Astolfo chega às terras do Preste João e vence as harpias.
CANTO XXXIV – Astolfo no antro dos espíritos ingratos ao amor – A novela de Lídia – No Paraíso Terrestre, o Evangelista João ensina como curar a loucura de Orlando – Viagem à lua em busca do juízo perdido – O palácio das Parcas.
CANTO XXXV – Revelações do Evangelista – Flordeliz leva Bradamante a enfrentar Rodomonte – Rogério recebe inesperado desafio.
CANTO XXXVI – Bradamante enfrenta Marfisa e Rogério – Uma revelação os surpreende.
CANTO XXXVII – As damas ultrajadas – A tirania de Marganor – Vingança das mulheres.
CANTO XXXVIII – Marfisa anuncia a Carlos Magno que será cristã e servirá ao Império – Astolfo comanda a milagrosa cavalaria núbia – Agramante consulta os capitães sobre as sortes da guerra – Mouros e cristãos louvam-se em dois campeões, Rogério e Rinaldo.
CANTO XXXIX – Melissa toma a figura de Rodomonte e muda o combate – A milagrosa frota de Astolfo – Cura de Orlando Furioso – Agramante sofre ataque ao fugir pelo mar.
CANTO XL – Queda de Biserta – Agramante desafia Orlando – Rogério livra os prisioneiros mouros.
CANTO XLI – Naufrágio de Rogério – Malogro do acordo proposto – Prepara-se o desafio entre Agramante, Orlando e seus companheiros – Batismo de Rogério – Trava-se o desafio.
CANTO XLII – Orlando vinga Brandimarte e mata Agramante – Rinaldo luta com o monstro e se desenamora de Angélica.
CANTO XLIII – A história do ciumento arrependido – Novela do marido vingativo, pilhado pela mulher em traição que o desarma – Exéquias de Brandimarte e desconsolo de Flordeliz – Orlando e os companheiros encontram Rogério.
CANTO XLIV – Rinaldo promete Bradamante a Rogério, sem saber que o pai tratava de lhe dar a mão ao príncipe de Constantinopla – Triunfo de Orlando e companheiros na corte de Carlos Magno – Os pais de Bradamante desautorizam a promessa a Rogério.
CANTO XLV – Rogério é salvo da morte por Leão e, grato, passa-se por ele na prova exigida ao pretendente de Bradamante – Vencida a prova, quer matar-se – Marfisa, com apoio de Bradamante, alega que o compromisso desta com Rogério impede as bodas do vencedor – Perplexidade de Carlos Magno.
CANTO XLVI – Leão não se deixa vencer pela cortesia de Rogério – Imprevista ameaça às bodas –
O desfecho.
“DIANTE DO NU SANDEU”: O LADO APOCALÍPTICO DA LOUCURA DE ORLANDO – Pedro Garcez Ghirardi
NOTAS
Julio Cesar Barbosa dos Santos –
Enfim. Estávamos aguardando ansiosamente por esse segundo tomo. Até quando irá essa oferta? Lembrem que professores são assalariados e estamos no meio do mês.